Mercados

Ibovespa fecha em alta com Copom; Petrobras (PETR4) cai após divulgação de resultados

14 maio 2024, 17:14 - atualizado em 14 maio 2024, 17:24
ibovespa petrobras petr4 petr3
Ibovespa fechou em leve alta de 0,28% nesta terça-feira (14) (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O Ibovespa fechou em leve alta nesta terça-feira (14), seguindo o fluxo positivo de Wall Street e equilíbrio no mercado, refletindo a incerteza decorrente da ata do Copom

O índice fechou em alta de 0,28%, a 128.515,49 pontos, segundo dados preliminares.

  • MONEY PICKS – UMA ANÁLISE 360º DO MERCADO: O Money Times analisou 30 carteiras recomendadas para descobrir onde estão as melhores oportunidades de investimento para maio, segundo as maiores casas de análise e bancos do país. Confira o material completo gratuitamente aqui

Após a divulgação de seus resultados no 1T24, a Petrobras (PETR3;PETR4) teve queda de 2,74% para as ações ordinárias e 1,80% para as preferenciais. A petroleira encerrou o primeiro trimestre com lucro líquido de R$ 23,7 bilhões, redução de 38% em relação ao mesmo período de 2023. Ante o quarto trimestre, o recuo foi de 23,7%.

Ainda nas baixas, Natura (NTCO3) caiu 9,43% com a decepção dos investidores sobre o balanço da companhia. Além dela, a IRB (IRBR3) finalizou o dia com uma queda de 3,82% pelo fluxo vendedor que resulta das perspectivas para as seguradoras, que devem arcar com indenizações milionárias pelas enchentes no Rio Grande do Sul

Na ponta positiva, a Hapvida (HAPV3) valorizou 10,42% com a boa visão do mercado sobre os resultados deste trimestre da empresa. Já a Embraer (EMBR3), que subiu 7,65%, teve o bom desempenho após o anúncio de uma nova companhia aérea nos Estados Unidos, localizada na Flórida, chamada de Zoom.

De acordo com Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos, embora ainda não esteja claramente delineado como será essa companhia, foi divulgado que ela utilizará inicialmente aeronaves da Embraer antes de adquirir as da Airbus

Este evento reflete a crescente popularidade e confiabilidade dos produtos da Embraer em escala global, especialmente considerando os desafios enfrentados pela Boeing e a longa lista de espera pela Airbus”, destaca.

Como o Ibovespa reagiu à ata do Copom?

Durante a manhã desta terça, o Banco Central divulgou a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Na semana passada, a autoridade monetária foi contra o fluxo dos encontros anteriores, reduzindo a Selic em 0,25 ponto percentual.

Segundo Cruz, o movimento calmo dos investidores após a divulgação se reflete em uma queda considerável nos futuros de taxa DI de longo prazo. 

  • LEIA MAIS: Analisamos 30 carteiras e descobrimos as top indicações dos maiores players do mercado para o mês de maio; veja aqui 

Esse movimento teve um impacto direto nas ações da B3 no dia de hoje, sugerindo uma perspectiva de atratividade no horizonte de longo prazo”, afirmou.

Já para o planejador financeiro e sócio da Matriz Capital, Felipe Castro, a ata do conselho mostrou um compromisso dos diretores com a manutenção do ciclo de redução da taxa básica de juros no Brasil.

De acordo com Castro, com o início do ciclo de redução de juros nos Estados Unidos adiado em função da pujança da economia americana mesmo diante do cenário de incerteza no âmbito internacional, uma análise fria dos números poderia levar o Banco Central a interromper o ciclo de cortes e manter a taxa em 10,75% ao ano.

“Contudo, para sinalizar a sensibilidade do BC com o empresariado e a classe política, a autoridade monetária optou por novamente reduzir os juros para 10,50%”, finaliza.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar