Mercados

Ibovespa (IBOV) supera baixas de VALE3 e PETR4 e se aproxima de nível que pode alçá-lo às máximas

20 fev 2024, 18:13 - atualizado em 20 fev 2024, 18:30
ibovespa-ibov-ações-mercados
Mesmo sem Vale e Petrobras, Ibovespa sobe (Imagem: Reprodução/B3)

O Ibovespa (IBOV) sustentou alta nesta terça-feira (20), mesmo com a baixa de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), ações de maior peso no índice.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Referência na bolsa brasileira, o Ibovespa se descolou de Wall Street, que voltou do feriado em baixa, e fechou a sessão com ganhos de 0,68%, a 129.916,11 pontos.

O mercado aguarda pela divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos. A atualização mais recente sobre os juros americanos foi a manutenção da faixa dos 5,25-5,50%.

No comunicado divulgado na ocasião, o comitê avaliou que não é apropriado reduzir os juros “até que tenha adquirido maior confiança de que a inflação está se movendo de forma sustentável em direção a 2%”. Na avaliação das autoridades monetárias, a inflação americana caiu, mas segue elevada.

Em discurso pós-decisão, o chairman do Fed, Jerome Powell, reforçou que será preciso mais dados favoráveis para que o comitê tenha certeza de que está na hora de iniciar os cortes dos juros. Segundo Powell, não parece que o comitê ganhará confiança suficiente para começar a cortar os juros em março.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os comentários acabaram jogando um balde de água fria nas expectativas mais otimistas dos mercados.

Setor de mineração e siderurgia mexe com o Ibovespa

O dia foi focado nas ações do setor de mineração e siderurgia. Vale recuou 2,19%, em meio à baixa do minério de ferro, que caiu para o menor nível em mais de três meses por preocupações envolvendo a demanda na China.

Da mesma forma, CSN (CSNA3) e CSN Mineração (CMIN3) enfrentaram um pregão difícil.

As empresas também tiveram no radar a atualização de recomendações pela XP Investimentos, que elevou Vale a compra, mas rebaixou CSN a neutra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Do mesmo setor, Usiminas (USIM5) subiu 1,67%, após o Goldman Sachs elevar a recomendação para compra. O Banco Safra aumentou o preço-alvo a R$ 12,50 e reiterou a recomendação de “outperform”.

Gerdau (GGBR4) fechou em alta. A companhia reporta seus resultados do quarto trimestre de 2023 nesta terça.

Outro destaque dentro da bolsa hoje foi Bradesco (BBDC4), que subiu 2,34%. O Goldman Sachs elevou a recomendação das ações para neutro.

Carrefour Brasil (CRFB3) disparou mais de 11%, mesmo após ter reportado prejuízo no balanço referente ao fim do ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ibovespa precisa superar os 130.600 pontos

Análise técnica do Itaú BBA desta terça aponta que o Ibovespa precisa superar a resistência em 130.600 pontos, que dará impulso para buscar as regiões de 132.000 pontos e a máxima de dezembro, em 134.400 pontos.

No entanto, o índice encontra dificuldades em retomar o movimento de alta, apesar do bom momento dos índices americanos.

“Isso mostra que o mercado precisará de mais esforços para engatar o movimento de subida”, diz.

De acordo com o banco, sob uma visão de médio prazo, enquanto o índice permanecer acima de sua média móvel 200 períodos, o grande alvo a ser perseguido em 2024 continua sendo a região dos 150.000 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar