Mercados

Ibovespa: O dado que jogou índice na lona nesta quarta-feira

10 abr 2024, 17:15 - atualizado em 10 abr 2024, 17:25
cpi
Ibovespa fecha em baixa de 1,41% nesta quarta (10) após resultados do CPI (Imagem: REUTERS/Elizabeth Frantz/File Photo)

O Ibovespa fechou em queda nesta quarta-feira (10), com mercado de mau humor com projeções pessimistas após o CPI nos Estados Unidos. Apesar do IPCA ter sido melhor que a expectativa, isso não foi o suficiente para segurar o IBOV

O índice fechou em baixa de 1,41%, a 128.053,74 pontos.

  • Quais são as melhores recomendações de investimento para abril das maiores casas de análise e bancos do país? O Money Picks analisou 30 carteiras recomendadas para descobrir a resposta – veja aqui gratuitamente. 

Entre as altas do dia, as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) seguem no radar, com os investidores otimistas quanto ao pagamento dos dividendos extraordinários, ainda não definido. O papel fechou o dia em alta de 2,22% para ações preferenciais e 3,02% para ordinárias. 

Além disso, outra petrolífera que se beneficiou durante o pregão foi a PetroRecôncavo (RECV3). A companhia fechou em alta de 1,70% em correção técnica após quedas ao longo do mês.

Na ponta negativa, a CSN Mineração (CMIN3) esteve nas maiores baixas, despencando 6,08%. A queda reflete a recomendação de venda por parte do BofA com alvo em R$ 5.

Além disso, as empresas sensíveis aos juros e ligadas ao consumo, Azul (AZUL4) e Petz (PETZ3), operaram em quedas de 6,93% e 6,19%, respectivamente.

De acordo com Andre Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capital, essas ações acabam sentindo essa aversão a risco de forma mais intensa.

Ibovespa: CPI x IPCA

O dia foi corrido para o mercado financeiro, com o IPCA aqui no Brasil e o CPI nos Estados Unidos. Em relação aos dados norte-americanos, o CPI veio acima do esperado até para os mais pessimistas.

“Na minha visão, isso ligou o modo ‘risk-off’ no mercado, derrubando a bolsa americana e aqui foi junto”, afirmou Fernandes.

“Às probabilidades de corte de juros em junho também despencaram, com agentes do mercado acreditando que o primeiro corte pode vir somente em julho, mas há apostas de que pode vir somente em novembro”.

Apesar disso, IPCA trouxe boas notícias, com o índice apurando uma variação mensal em março de +0,16% (+0,25% do consenso), e variação anual de +3,93% (+4,01% consenso).

“Um destaque negativo foi a inflação de serviços que voltou a subir, e isso pode sim voltar a pressionar a inflação, algo que o Banco Central vem batendo na tecla, e que pode impactar no ritmo de cortes da Selic ao longo do ano”, completou.

De acordo com Fernandes, isso pode alterar as perspectivas do mercado de um corte de -0,50% em junho para -0,25%.

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.