Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa fecha em queda com temor da inflação; Petrobras (PETR4) salta

Renan Dantas
10/03/2022 - 18:02
Ibovespa
Ibovespa caiu com as pressões em meio à alta dos combustíveis; economistas veem impacto na Selic desde ano (Imagem: Reuters/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) encerrou a sessão desta quinta-feira (10) em queda de 0,29%, a 113.565,85 pontos, em meio ao temor da escalada da inflação.

O Ibovespa futuro caiu 0,15%, a 114.540 pontos.

Depois de muitas especulações, a Petrobras (PETR3;PETR4) confirmou elevação do preço do diesel em 25% e da gasolina em quase 19%. A ação foi uma das maiores altas do índice.

“Nós vemos com uma certa cautela esse reajuste, dado o possível efeito colateral na inflação e possíveis retaliações, como alguma canetada por parte do governo, ou uma greve dos caminhoneiros, por exemplo, o que traria mais volatilidade num mercado já bem nervoso”, diz Marcelo Oliveira, fundador da Quantzed, empresa de educação para investidores.

Além disso, o Senado discutia nesta tarde um projeto que altera as regras de cobrança do ICMS e, em última versão do parecer, zera PIS/Cofins sobre diesel, GLP e biodiesel. Pouco antes, o plenário aprovou projeto que cria uma conta de estabilização para os preços dos combustíveis.

“Vejo que ainda tem barreiras, mas pode ser uma saída para a pressão nos preços dos combustíveis”, disse Regis Chinchila, analista da Terra Investimentos, sobre a conta de estabilização.

Segundo ele, o reajuste da Petrobras mostrou “independência da empresa”, enquanto “pensando no macro, a inflação é o desafio”.

Em Nova York, os principais índices de ações também encolhiam as perdas.

O indicador de preços ao consumidor dos EUA cresceu 0,8% em fevereiro, em linha com o esperado por analistas, o que consolidou apostas de alta de 0,25 ponto percentual na taxa de juros na semana que vem.

O mercado, porém, teme uma piora na inflação nos próximos meses com a guerra na Ucrânia e, por consequência, uma postura mais dura do Federal Reserve neste ano.

Além disso, pesa sobre os mercados globais a estagnação das negociações entre representantes de Ucrânia e Rússia em reunião nesta quinta-feira.

Destaque negativos

Entre as maiores quedas do Ibovespa nesta quinta-feira estão Embraer (EMBR3) e Natura (NTCO3), que divulgaram os seus resultados.

A perspectivas de elevação dos juros bagunçou os juros futuros, com o DI janeiro 24 subindo mais de 1.5%.

As ações ligadas ao setor de tech, como Inter (BIDI11) e Méliuz (CASH3), caíram.

Última atualização por Renan Dantas - 10/03/2022 - 18:51

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto