Mercados

Ibovespa (IBOV): Mau humor dos mercados globais atinge índice, que volta aos 102 mil pontos

01 ago 2022, 17:15 - atualizado em 01 ago 2022, 17:48
Ibovespa, Ações, Mercados, B3
Ibovespa segue queda dos mercados globais e fecha pregão no negativo, perdendo os 103 mil pontos (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O Ibovespa (IBOV) abriu a semana pressionado pelo mau humor dos mercados globais, que acompanharam a divulgação de dados econômicos na China, Estados Unidos e Zona do Euro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice de referência da Bolsa brasileira fechou esta segunda-feira (1º) em queda de 0,91%, a 102.225,08 pontos.

O movimento de baixa seguiu o tom negativo dos mercados europeus e americanos, que pesam a possibilidade de uma desaceleração econômica mundial após dados decepcionantes divulgados pela China e contração na atividade manufatureira da Zona do Euro.

Fábricas nos EUA, Europa Ásia tiveram dificuldades para ganhar impulso em julho, à medida que a demanda global reduzida e as restrições chinesas contra a Covid-19 afetaram a produção.

O índice industrial dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) dos EUA caiu a 52,2 em julho, de 52,7 em junho, segundo o S&P Global. Essa última leitura do índice foi a mais baixa em dois anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As expectativas das empresas em relação à produção nos próximos 12 meses permaneceram no nível mais baixo desde outubro de 2020, em meio a preocupações com inflação e cadeia de suprimentos.

Na Zona do Euro, o PMI Industrial registrou 49,8 pontos em julho, contra 52,1 pontos em junho. É a primeira sinalização de contração econômica no setor em mais de dois anos.

A marca dos 50 pontos separa a contração da expansão da indústria na região.

Na Europa, as ações de energia, seguindo o recuo do petróleo, caíram 1,5%, quebrando seis dias consecutivos de ganhos. Com a commodity em queda, as ações de petroleiras brasileiras também tiveram um pregão de queda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As Bolsas em Wall Street recuaram hoje, com destaque para S&P 500, que encerrou em queda de 0,28%. Nasdaq e Dow Jones caíram, respectivamente, 0,18% e 0,14%.

O dólar terminou o dia em leve alta de 0,09%, a R$ 5,1772 na venda.

Money Times é Top 8 em Investimentos!

Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. Clique aqui e deixe seu voto!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Leia mais sobre:
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar