Mercados

Ibovespa (IBOV) tropeça antes de Copom, sob pressão de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4)

01 ago 2023, 17:16 - atualizado em 01 ago 2023, 17:37
Ibovespa Ações Mercados B3SA3
Ibovespa cai sob peso de Petrobras e Vale e antes de decisão do Copom (Imagem: B3/LinkedIn)

O Ibovespa (IBOV) caiu nesta terça-feira (1º), com o mercado em modo de espera pela decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central em relação à trajetória dos juros no Brasil.

Referência da Bolsa brasileira, o índice recuou 0,57%, a 121.248,39 pontos, após a forte alta do pregão passado.

Um desempenho misto em Wall Street não deu o suporte que o mercado local precisava. Além disso, a queda das ações da Petrobras (PETR4) e da Vale (VALE3) e a repercussão da notícia envolvendo a privatização da Sabesp (SBSP3) colocaram pressão sobre o Ibovespa.

No cenário doméstico, as expectativas recaem sobre o possível corte da Selic na reunião do Copom nesta semana. Agentes financeiros avaliam que o anúncio desta quarta (31) pode dar início à trajetória de corte dos juros após um ciclo de aperto monetário iniciado no primeiro semestre de 2021. Desde agosto do ano passado, a Selic está estacionada em 13,75%.

O mercado ainda está dividido quanto ao tamanho do corte que deve vir na quarta – se será de 0,25 ou 0,50 ponto percentual.

Na agenda econômica desta terça, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a produção industrial acelerou 0,1% em junho na comparação com o mês anterior. Comparado ao mesmo período do ano passado, a produção acelerou 0,3%.

Em paralelo, o Índice de Gerentes de Compras (PMI) medido pela S&P Global para indústria, avançou de 46,6 em junho para 47,8 em julho.

Nos Estados Unidos, o PMI para indústria acelerou em julho, indo de 46,3 para 49 pontos. Já o Índice ISM de Emprego no Setor Manufatureiro acelerou de 46 em junho, para 46,4 em julho.

E o relatório de abertura de vagas (JOLTs) dos EUA em junho apontou uma queda de 9,582 milhões de vagas, ante a projeção de 9,7 milhões e contra os 9,824 milhões em maio.

Altas e baixas

A Vale recuou 1,39% em meio à volatilidade do minério de ferro. Na China, dados de PMI de indústria do Caixin/S&P Global mostraram desaceleração de 50,5 em junho para 49,2 em julho, na zona de contração.

A Petrobras teve queda de 1,64%, seguindo a correção nos preços do petróleo. A ação também entrou em ajuste após a forte valorização ontem.

A Sabesp recuou mais de 4%. O governo do estado de São Paulo anunciou que o processo de privatização da companhia ocorrerá por meio de um modelo que envolverá um follow-on (oferta subsequente de ações).

Na ponta positiva, o Magazine Luiza (MGLU3) avançou 2,39%. A empresa está em um dos setores mais beneficiados pela potencial queda dos juros.

E a Klabin (KLBN11) recuou 1,09% após apresentar lucro estável no segundo trimestre do ano ante o mesmo período de 2022.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.