Mercados

Ibovespa (IBOV) abre mais uma vez em busca dos 120 mil pontos: 5 coisas para saber antes de investir hoje (17)

17 jun 2024, 10:16 - atualizado em 17 jun 2024, 10:17
Ibovespa, 5 Coisas, Investimentos, Dólar, Day Trade, Copom
Ibovespa abriu pregão em queda, com mais um dia buscando retorno aos 120 mil pontos (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) abriu o pregão desta segunda-feira (17) ainda em busca dos 120 mil pontos. O principal índice da bolsa brasileira caia 0,52%, a 119.037 pontos, por volta de 10h16.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os investidores digerem as projeções dos economistas para a economia brasileira, presentes no Relatório Focus, e aguardam pela decisão do Banco Central, que acontece na quarta-feira (19).

O dólar à vista subia frente ao real nas primeiras negociações desta segunda, abrindo uma semana que terá como foco no cenário doméstico.

Day Trade:

Radar do Mercado:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5 assuntos para saber antes de investir no Ibovespa nesta segunda (17)

Copom vem aí (e talvez um corte de 0,25 ponto percentual)

A dica da semana é: respira fundo e recupera o fôlego! O Copom está quase aí, e promete balançar o mercado. O primeiro dia da Reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) acontece na amanhã, terça-feira (18).

Com a agenda esvaziada na quarta-feira (19), o segundo dia e último, do Copom, será o foco. As apostas do mercado se dividem entre mais um corte de 0,25 ponto percentual e uma pausa no afrouxamento monetário.

“Essa decisão não representará o fim definitivo do ciclo de flexibilização, mas sim o término da primeira sequência de cortes”, aponta Matheus Spiess, da Empiricus Research.

O analista reitera que a queda da Selic poderá ser retomada posteriormente, dependendo da situação econômica local — especialmente em relação ao orçamento público, e internacional, com a redução de gastos pelo Fed.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reunião de Lula com ministros

Uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus ministros, Rui Costa, ministro da Casa CivilSimone Tebet, do Planejamento e OrçamentoEsther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e, claro, Fernando Haddad, do Ministério da Fazenda, abre a semana, em meio a preocupações do mercado com a política fiscal.

Lula nega o enfraquecimento de Haddad e afirma estar disposto a discutir cortes de gastos públicos. No entanto, ressalta que não realizará ajustes que penalizem os pobres, apontam os analistas da Guide Investimentos.

Dados fracos de produção na China

A produção industrial da China registrou alta anualizada de 5,6% em maio, abaixo das projeções de 6%. Em vista disso, Matheus Spiess, da Empiricus Research, aponta que os dados de maio mostraram uma produção industrial mais fraca do que o esperado, apesar de relatórios anteriores indicarem exportações mais fortes.

As vendas no varejo interno foram robustas, ligeiramente distorcidas pelo período de feriados, e as vendas em restaurantes aumentaram. No entanto, os mercados asiáticos reagiram negativamente e caíram nesta segunda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mercado fica com o radar direcionado a quarta-feira (19), onde o Banco do Povo da China (PBoC) definirá os juros das LPRs de 1 e 5 anos.

Sabesp (SBSP3) privatizada prevê aumentar dividendos

Sabesp (SBSP3) aprovou uma nova política de distribuição de dividendos, que passará a vigorar a partir da liquidação da oferta pública de distribuição de ações que marcará a privatização da empresa paulista de saneamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme o documento, o pagamento de proventos para as ações ordinárias poderá ser maior do que os 25% do lucro líquido ajustado previstos atualmente.

Petrobras (PETR4) indica novos diretores e vota pagamento de R$ 20 bi

A nova gestão da CEO da Petrobras (PETR4), Magda Chambriard, indicou três diretores para a companhia, incluindo o CFO, que deverá ser ocupado por Fernando Melgarejo. As ações da petroleira foram interrompidas.

Melgarejo passou 37 anos no Banco do Brasil, dos quais dedicou cerca de 30 anos à área financeira, onde Foi Gerente Executivo na Diretoria de Finanças e Relações com Investidores da Banco do Brasil na área de Estruturação e Análise Financeira.

Para o cargo de Diretoria Executiva de Engenharia, Tecnologia e Inovação foi indicada Renata Baruzzi e para Diretoria Executiva de Exploração e Produção, Sylvia dos Anjos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Conselho de Administração da estatal tem uma reunião, no período da tarde, no qual será votado o pagamento de R$ 20 bilhões à Receita Federal para encerrar litígios da estatal com o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), segundo informações d’O Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações.
vitoria.pitanga@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar