Empresas

Sabesp (SBSP3) privatizada prevê aumentar dividendos; saiba mais sobre a nova política

17 jun 2024, 9:11 - atualizado em 17 jun 2024, 15:53
sabesp
Sabesp aprova nova política de dividendos, que prevê possível aumento na distribuição (Imagem: Renan Dantas/Money Times)

A Sabesp (SBSP3) aprovou uma nova política de distribuição de dividendos, que passará a vigorar a partir da liquidação da oferta pública de distribuição de ações que marcará a privatização da empresa paulista de saneamento.

Conforme o documento, o pagamento de proventos para as ações ordinárias poderá ser maior do que os 25% do lucro líquido ajustado previstos atualmente.

Pela nova política, os donos de ações ordinárias da Sabesp poderão fazer jus aos dividendos:

  • de até 50% do lucro líquido ajustado dos exercícios sociais a encerrarem-se em 31 de dezembro de 2026 e 31 de dezembro de 2027;
  • de até 75% do lucro líquido ajustado dos exercícios sociais encerrados em 31 de dezembro de 2028 e em 31 de dezembro de 2029; e
  • de até 100% do lucro líquido ajustado dos exercícios sociais encerrados a partir de 31 de dezembro de 2030.

No entanto, há duas condições para que esses termos sejam aplicados, sendo a destinação de 5% do lucro líquido de cada exercício para reserva legal (até o limite e 20% do capital social) e o direito ao dividendo mínimo obrigatório.

Fator U

Há ainda o Fator de Universalização (Fator U), que irá impactar diretamente no tamanho da distribuição dos dividendos da Sabesp.

  • Caso o Fator U seja igual a 0, a distribuição de dividendos será feita em sua totalidade conforme prevê a nova política;
  • Caso seja superior a 0, mas inferior ou igual a 1%, o limite de distribuição de dividendos será 80%;
  • Caso o Fator U supere 1%, mas inferior ou igual a 2%, o limite de distribuição de dividendos será 60%;
  • Por fim, caso o Fator U seja superior 2%, a distribuição dos dividendos estará limitada ao pagamento do dividendo mínimo obrigatório.

O comunicado destaca que a proposta de distribuição de dividendos deve considerar ainda a necessidade de investimentos para consecução das metas de universalização dos serviços de saneamento básico, conforme previstas no contrato de concessão.

Veja a nova política de dividendos da Sabesp na íntegra:

 

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.