Mercados

Ibovespa (IBOV) repercute IBC-Br, rebaixamento dos EUA e ‘Beautiful Bill’ de Trump; 5 coisas para saber ao investir hoje (19)

19 maio 2025, 10:09 - atualizado em 19 maio 2025, 10:09
ibovespa-ibov-acoes-fechamento
Ibovespa abre em queda nesta segunda-feira, 19 (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) abre o pregão desta segunda-feira (19) em queda, com o rebaixamento da nota de crédito dos Estados Unidos pela agência Moody’s, a ‘Beautiful Bill‘ de Donald Trump, e o indicador mensal de atividade econômica (IBC-Br) no radar.

Por volta das 10h03 (horário de Brasília), o principal índice da Bolsa brasileira recuava 0,23%, aos 138.861,36 pontos.



O dólar à vista rondava a estabilidade ante o real nas primeiras negociações desta segunda, em meio às perdas da moeda norte-americana no exterior.

Às 10h (horário de Brasília), o dólar à vista avançava 0,35%, a R$ 5,6825 na venda.

Day Trade

Radar do Mercado

Confira os 5 assuntos que impactam o Ibovespa nesta segunda-feira (19)

1 – Projeção de inflação desacelera e PIB para 2025 é reajustado

A projeção para a inflação de 2025 desacelerou de 5,51% para 5,50%, no Boletim Focus desta segunda. É o quinto reajuste consecutivo pelos economistas ouvidos pelo Banco Central (BC).

Para 2026 e 2027, as projeções foram mantidas em 4,50% e 4,00%, respectivamente. Para 2028, os economistas mantiveram a estimativa em 3,80%.

Já as estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano foram reajustas, de 2% para 2,02% neste Focus. Para 2026, 2027 e 2028, o crescimento esperado para o país é de respectivos 1,70%, 2% e 2%.

2 – IBC-Br: Prévia do PIB brasileiro sobe 0,8% em março

3 – ‘Beautiful Bill‘ e rebaixamento dos EUA pesando nos mercados

Ontem à noite (18), republicanos na Câmara dos Representantes aprovaram amplo projeto de lei de redução de impostos, apelidado por Donald Trump de Beautiful Bill.

O projeto torna permanente os cortes de impostos aprovados durante o primeiro mandato de Trump, que pode ampliar a dívida em US$ 3,3 trilhões. Além disso, é proposta reduções temporárias de taxas sobre gorjetas, horas extras e juros de financiamentos de veículos. O texto ainda prevê aumentos nos gastos com segurança nas fronteiras e defesa.

5 – Mobly (MBLY3) muda de nome e irá operar sob novo ticker a partir deste mês

Mobly (MBLY3) agora é Grupo Toky e irá operar na B3 sob o ticker TOKY3 a partir do dia 26 de maio, conforme fato relvante divulgado ao mercado na noite de sexta-feira (16).

A companhia informou que a 1ª Vara Empresarial e Conflitos de Arbitragem de São Paulo revogou liminar que havia suspendido parte das deliberações tomadas na Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária realizada em 30 de abril de 2025.

Assim, todas as deliberações da assembleia estão integralmente em vigor, incluindo a mudança de ticker.

*Com informações de Reuters 

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações.
vitoria.pitanga@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual — toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar