Mercados

Ibovespa (IBOV) abre em alta, com crise da Petrobras em foco: 5 coisas para saber antes de investir hoje (8)

08 abr 2024, 10:18 - atualizado em 08 abr 2024, 10:18
ibovespa
Ibovespa abre em alta nesta segunda-feira (8), com crise da Petrobras no radar dos investidores (Imagem: Facebook/B3)

Ibovespa (IBOV) abriu o pregão desta segunda-feira (8) em alta, avançando 0,33%, a 127.220 pontos, por volta das 10h10. Na última sexta-feira (5), o índice fechou em baixa, indo contra o fluxo positivo de Wall Street.

Para hoje, os desdobramentos em torno de Petrobras (PETR3;PETR4) podem pesar no índice, visto que o comando da companhia e a questão dos dividendos extraordinários estão em pauta.

  • [Macro Summit Brasil 2024] Evento online do Market Makers em parceria com o Money Times traz Luis Stuhlberger, Daniel Goldberg e outros grandes nomes do mercado; retire seu ingresso gratuito


O dólar abriu esta segunda-feira (8) em leve alta frente ao real, em início de semana que trará novos dados de inflação norte-americanos que podem ditar os próximos passos de política monetária do Federal Reserve.

Day Trade:

Radar do Mercado:

5 assuntos que podem mexer com o Ibovespa nesta segunda (8)

Crise da Petrobras (PETR4) pode ter desfecho hoje

Petrobras (PETR3;PETR4) será o grande destaque na semana que começa, podendo anunciar um novo CEO. Segundo a Reuters, o presidente da PetrobrasJean Paul Prates, espera se reunir na semana com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Já a reunião que estava prevista para este domingo (7) não aconteceu. O presidente se encontraria com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. No entanto, de acordo com a Reuters, o encontro teria sido cancelado por conta do vazamento de informações.

Nesta segunda-feira (8), a agenda de Lula prevê reunião com Haddad no final do dia.

A semana passada foi marcada por ruídos envolvendo o futuro do presidente-executivo da Petrobras, Jean Paul Prates. Na quinta-feira (4), fontes do governo disseram que a demissão do executivo da estatal era provável nos próximos dias.

Um dos cotados a assumir é Aloisio Mercadante, nome avaliado de forma negativa pelo mercado.

Mercados aguardam dados de inflação no Brasil e EUA

A semana começa com uma “Super Quarta” de inflação. Na quarta-feira (10), sai o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), aqui no Brasil, e o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), lá nos Estados Unidos.

Para fechar a “Super Quarta”, o Federal Reserve também libera a ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).

O mercado estará atento a esses números porque eles vão ajudar a ajustar os próximos passos das autoridades monetárias.

O analista Matheus Spiess, da Empiricus Research, avalia que, no Brasil, as tendências internacionais podem ter um impacto significativo na trajetória de redução da Selic.

“Considerando que a dificuldade em baixar as taxas de juros nos EUA pode tornar mais complexo o avanço no processo de relaxamento da nossa política monetária”, pondera.

  • PETROBRAS (PETR4): Dividendos extraordinários, mudança de CEO e investigação. Saiba o que está acontecendo no Giro do Mercado: 

Justiça de SP suspende Sérgio Machado Rezende do conselho da Petrobras (PETR3; PETR4)

Petrobras (PETR3PETR4) informou nesta segunda-feira (8) que a Justiça de São Paulo determinou a suspensão do conselheiro Sérgio Machado Rezende do exercício do cargo, segundo comunicado da estatal ao mercado.

A companhia afirmou que a decisão foi proferida pela 21ª vara federal de São Paulo a partir de uma ação popular.

  • Hora de desistir de PETR4? A resposta está nesse guia gratuito produzido pela equipe do Money Times; clique aqui para ler.

A decisão ocorreu, segundo comunicado da Petrobras, por “suposta inobservância de requisitos do estatuto social da companhia na indicação”.

“A Petrobras buscará a reforma da referida decisão por meio do recurso cabível”, afirmou a empresa.

Capital Research Global Investors diminui participação na JBS (JBSS3)

JBS (JBSS3) comunicou ao mercado nesta segunda-feira (8), o recebimento de uma notificação da Capital Research Global Investors (CRGI), na qual informou a redução de participação na companhia.

A corretora administrava 111.767.172 ações ordinárias de emissão da JBS, correspondente a 5,05% do total de ações emitidas. Agora, passou a administrar 4,99%, um total de 110.878.916 ações.

Inter (INBR32) vai pagar dividendos em dólar

Inter (INBR32), listado na Nasdaq, pagará US$ 0,03 por ação ordinária em dividendosmostra documento enviado ao mercado na sexta-feira (5).

Segundo o documento, os dividendos serão pagos em 23 de abril de 2024, com base na posição acionária da companhia ao final do dia 16 de abril 2024.

* Com informações da Reuters

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.