Mercados

Ibovespa (IBOV) abre em queda com dados de inflação nos EUA e Petrobras (PETR4) no radar

29 fev 2024, 10:12 - atualizado em 29 fev 2024, 10:12
ações -bolsa-b3-ibovespa-abre
No dia anterior, o Ibovespa despencava com a queda das ações da Petrobras. (Imagem: Diana Cheng/ Money Times)

Ibovespa (IBOV) opera em queda nesta quinta-feira (29), após fechar a última sessão em queda de 1,16%, motivada pelo tombo da Petrobras (PETR3; PETR4). Por volta de 10h04, o principal índice da Bolsa brasileira perdia 0,18%, negociado a 129,8  mil pontos.



Agora pela manhã, os mercados irão receber os dados do  Índice de Preços de Gastos com Consumo (PCE), o indicador de inflação preferido do Federal Reserve.

A projeção do mercado aponta para uma ligeira alta de 0,2% para 0,3% no comparativo mensal, enquanto a inflação deve desaceleras de 2,6% para 2,4% na base anualizada. Já o núcleo do PCE, que exclui os preços voláteis de energia e alimentos, deve ficar em 0,4% no mês, caindo de 2,9% para 2,8% no ano.

Se os números vierem de acordo com as expectativas, ou melhores do que o esperado, os investidores podem rever suas apostas sobre o futuro da política monetária dos Estados Unidos.

A atenção também está voltada para a divulgação de mais resultados da temporada de balanços do quarto trimestre de 2023 (4T23). Divulgam hoje seus balanços Copel (CPLE6), Ambev (ABEV3), MRV (MRVE3) e Grendene (GRND3).

  • Os balanços do 4T23 já estão sendo publicados: receba em primeira mão a análise dos profissionais da Empiricus Research e saiba quais ações comprar neste momento. É totalmente gratuito – basta clicar aqui. 

Do lado político, nesta quinta-feira acontecerá a 2ª reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20, em São Paulo. Desta vez, o ministro Fernando Haddad estará presente no evento que reúne as lideranças econômicas dos países.

Wall Street em queda

Dow JonesS&P e Nasdaq perdem 0,32%, 0,27% e 0,23%, respectivamente. O mercado aguarda ansiosamente o Índice de Preços de Gastos com Consumo (PCE).

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.