Economia

Ibovespa (IBOV) pode surpreender no segundo semestre, prevê Joaquim Levy

08 jun 2022, 16:49 - atualizado em 08 jun 2022, 16:49
Ibovespa
Para Joaquim Levy, a expectativa para o Ibovespa no segundo semestre é positiva (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O Safra divulgou na terça (7) a avaliação do diretor e Estratégia Econômica e Relações com Mercados do banco, Joaquim Levy, sobre o Ibovespa e a economia brasileira.

Segundo Levy, apesar do cenário econômico mundial estar conturbado, com a guerra na Ucrânia e risco de recessão, a economia brasileira não corre grande risco. Ele acredita que a pressão inflacionária no Brasil tende a diminuir e o país não enfrenta grande desequilíbrio, o que pode levar o Ibovespa a surpreender.

“A economia brasileira não tem nenhum grande desequilíbrio, e o câmbio tem reduzido a pressão sobre a inflação”, afirma.

“Nossa expectativa para a inflação é de resultados melhores em junho, julho e agosto, o que permitiria uma reação bastante positiva do mercado e valorização dos preços das ações”, completa.

Cenário global preocupa

Para o diretor-geral do Safra, o cenário econômico internacional continua conturbado no terceiro mês da guerra da Ucrânia, sem perspectiva de solução.

Neste cenário, a Europa busca outras fontes energéticas, criando uma nova situação no mercado do petróleo, com impacto na inflação global.

“O Banco central europeu já deu sinal claro de que vai mexer na taxa de juros. O mercado aguarda para saber quando os juros começam a subir e até onde podem seguir. Na China, a economia dá sinais de acomodação. A diminuição da produção nos últimos dois meses devido à Covid também causa impacto no comércio internacional, podendo chegar aos Estados Unidos, pressionando ainda mais a inflação”, diz.

Levy destaca ainda que, enquanto a diferença grande entre a demanda e oferta de mão-de-obra não diminuir, vai ser difícil baixar a inflação nos Estados Unidos, por isso, o Federal Reserve tem dado todos os indícios de que vai agir, mesmo que isso gere impacto no mercado de trabalho.

Expectativa positiva para o Ibovespa no segundo semestre

Para Levy, a desaceleração econômica dos Estados Unidos e em outros países pode impactar o Brasil.

Segundo ele, a economia brasileira está vivendo um momento favorável, e que se reflete nos números do PIB do primeiro trimestre. Assim, o Ibovespa pode viver momento positivo no segundo semestre.

Apesar de os setores da indústria e agricultura não terem ido muito bem, o setor de serviços teve uma recuperação, enquanto do lado da demanda o consumo cresceu, refletindo ações do governo.

“A maior parte da inflação brasileira no primeiro semestre veio importada, mas a inflação deve começar a cair. Se não houver novos choques, é possível que a inflação comece a cair nos próximos meses, mas isso ainda é incerto”, diz Levy.

Levy destaca também que Banco Central deve seguir com cautela acompanhando a situação, para decidir em que momento poderá voltar a diminuir as taxas de juros, que podem subir mais um pouco na reunião do Copom de 15 de junho, e talvez suba em agosto.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Participe do grupo Comprar ou Vender no Telegram!

Faça parte do grupo do Comprar ou Vender no Telegram. Você tem acesso em primeira mão às principais indicações de investimentos dos analistas brasileiros e estrangeiros e ainda participa das discussões sobre os temas. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.