Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa recua por decepção por PIB da China; Getnet e Lojas Americanas disparam

18/10/2021 - 10:17
Ibovespa
Às 11:37, o Ibovespa mostrava recuo de 1,16%, aos 113.313,45 pontos (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O principal índice brasileiro de ações tinha baixa nesta segunda-feira, seguindo a tendência global negativa após a China anunciar crescimento econômico abaixo das expectativas. A sessão marca a estreia da Getnet, que disparava nos primeiros negócios.

Às 11:37, o Ibovespa mostrava recuo de 1,16%, aos 113.313,45 pontos. O giro financeiro da sessão somava 10,1 bilhões de reais.

O apetite do investidor por risco se esvaziou, após a China revelar que economia teve expansão de 4,9% de julho a setembro, menor do que a taxa de 5,1% esperada por analistas e com desaceleração ante a alta de 7,9% no segundo trimestre.

Assim, ações de exportadoras brasileiras de commodities para aquele mercado, especialmente das ligadas a metais, eram destaques negativos na sessão.

Os investidores aproveitavam esse ambiente mais negativo para vender ações que vinham exibindo reação, como as de empresas ligadas a consumo doméstico, assim como de construtoras.

Nesse sentido, dados operacionais decepcionantes da EZTEC davam força à realização de lucros.

Em relatório, a equipe de Levante Investimentos afirmou que “as más notícias econômicas na China e, no caso brasileiro, as incertezas de Brasília“, como riscos de rompimento do teto fiscal, justificam uma pressão de curto prazo no Ibovespa.

Destaques

Lojas Americanas (LAME3)  dava um salto de 19% e Americanas SA (AMER3) subia 3%.

As companhias anunciaram pela manhã que avaliam fundir suas operações antes de uma planejada listagem do grupo na Nasdaq.

Em nota a clientes, o Bradesco (BBDC4) avaliou que a fusão melhora a governança por ter apenas uma classe de ações e simplifica a estrutura, já que Lojas Americanas provavelmente será extinta como holding.

CNS caía 4,2%, Usiminas (USIM5) tinha baixa de 4,1%, Vale (VALE3) perdia 2,1%, com o setor doméstico ligado a commodities metálicas refletindo mais diretamente a decepção do mercado com o crescimento econômico da China abaixo das expectativas.

Fleury (FLRY3) recuava 0,9%, após anunciar que acertou a compra do rival menor Marcelo Magalhães, de Pernambuco, numa operação avaliada em 384,5 milhões de reais.

Em nota, o Credit Suisse considerou alto o valor pago pelo negócio, o que exigirá sinergias significativas como compensação.

Getnet (GETT11), empresa de pagamentos do Santander (BSBR) subia 33% na estreia na B3. A unit do Santander Brasil tinha alta de 1,1%.

EZTEC (EZTC3) desabava 5,3%. A construtora anunciou na noite de sexta-feira que teve 255 milhões de reais em vendas no terceiro trimestre, queda de 23,6% ano a ano.

No setor,  Cyrela (CYRE3) tinha queda de 3,2%. O BTG Pactual manteve recomendação de compra para a ação, mesmo admitindo que o cenário de curto prazo possa ser desafiador.

Petrobras (PETR3) cedia 0,7% e Petrobras tinha oscilação negativa de 0,07%, em dia de alta das cotações internacionais do barril do petróleo, mas após um fim de semana em que entidades de caminhoneiros voltaram a ameaçar com greve nacional em protesto contra os preços dos combustíveis.

Última atualização por Janaina de Camargo - 18/10/2021 - 12:04

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web