Ibovespa: O que leva o índice a disparar mais de 1% e ultrapassar os 109 mil pontos

O Ibovespa disparava 1,52% na sessão desta sexta-feira (23), a 109.185 pontos, por volta das 12h04.
O índice caminha para alta de cerca de 6,4% na semana, diante de reação positiva dos agentes financeiros à redução, para um ano, do tempo da chamada PEC da Transição, promulgada mais cedo na semana.
Em Wall Street:
- Nasdaq tinha queda de 0,84%;
- S&P 500 caia 0,50%;
Nos Estados Unidos, os principais índices abriram em baixa nesta sexta-feira, depois que dados mostraram que a inflação esfriou ainda mais em novembro, mas não o suficiente para desencorajar o Federal Reserve de elevar a taxa de juros para níveis mais altos no próximo ano.
Aqui no Brasil, investidores continuam repercutindo a nova equipe do futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com Rodrigo Cohen, analista CNPI e co-fundador da Escola de Investimentos, os nomes escolhidos pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem agradado.
“O mercado ficou em compasso de espera, mas o Alckmin foi a melhor notícias. Os nomes que o Haddad vem sendo trazidos são bons. A postura do Haddad também é receptiva em relação ao mercado. Os investidores estão mais tranquilos em relação a isso. Esse conjunto de fatores trazem mais calma”, coloca.
No cenário político, o futuro vice-presidente, Geraldo Alckmin, foi anunciado como o próximo ministro da Indústria e Comércio. Lula afirmou que Alckmin não seria um vice decorativo e teria papel atuante no governo, mas havia ressaltado que ele não seria ministro, destaca a Eleven.
Entre os destaques de alta, estão as varejistas, que se beneficiam desse ambiente de alto consumo e juros menor.
O dia também é positivo para o petróleo, que mantem trajetória de alta, agora sustentado pela notícia de que a Rússia deve reduzir a oferta em 2023 em retaliação ao teto de preços acordado pelo G7.
“Com o petróleo avançando mais uma vez, a Petrobras (PETR4) pode se beneficiar da dinâmica da commodity e contribuir para mais um desempenho positivo do Ibovespa, embora a liquidez pode ser reduzida dado o período de festas”, discorre a Ágora Investimentos em comentário.
No mercado local, os investidores repercutem o IPCA-15 de dezembro, que subiu 0,52% ante novembro. O resultado ficou abaixo da mediana das estimativas, de 0,55%, segundo a Agência Estado.