Mercados

Ibovespa: O que puxa o índice nesta segunda, apesar de NY no vermelho

10 abr 2023, 14:23 - atualizado em 10 abr 2023, 14:23
Ibovespa-Ações-Mercados-B3
Estrategistas vêm citando um alívio na taxa Selic como essencial. (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa (IBOV) subia nesta segunda-feira (10) com o suporte de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), em um dia em que os índices nos Estados Unidos operam no negativo.

Por volta das 14h10, o principal índice da Bolsa brasileira avançava 0,89%, aos 101,7 mil pontos

A Vale sobe mesmo com a queda dos futuros do minério de ferro na China, enquanto a Petrobras avança em dia de variações modestas dos preços do petróleo no exterior.

Gerdau (GGBR4), Usiminas (USIM6) e CSN (CSNA3) também puxavam o Ibovespa, após dados da Anfavea mostrarem forte crescimento na produção de veículos no Brasil em março.

Há pouco, em evento de 100 dias de mandato, o presidente Lula voltou a criticar o patamar atual da Selic, de 13,75 ao ano, e avaliou que a proposta de arcabouço fiscal do governo “traz soluções seguras e realistas para as contas públicas”.

Já o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, afirmou à GloboNews que o governo vai anunciar uma série de medidas para melhorar o mercado de crédito e aumentar a competitividade.

Ele também disse que, a partir do momento em que o Banco Central reconhece a qualidade da proposta de arcabouço fiscal, abre-se a perspectiva de um afrouxamento monetário.

Estrategistas vêm citando um alívio na taxa Selic como essencial para uma melhora mais sustentável das ações brasileiras, principalmente daquelas sensíveis à economia interna.

Economistas do Itaú Unibanco, chefiados por Mario Mesquita, avaliam que o arcabouço fiscal e o futuro anúncio de medidas de recomposição das receitas são complementares e positivos.

Ainda assim, veem desafios significativos relacionados à implementação da trajetória almejada e consequentes ganhos de credibilidade e consolidação da regra, que pode ser incrementada por uma reforma tributária que gere ganhos de produtividade.

*Com informações da Reuters 

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar