Mercados

Ibovespa: Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e os motivos por trás da disparada nesta sexta

09 jun 2023, 17:00 - atualizado em 09 jun 2023, 18:37
B3
Ibovespa tem mais uma sessão de fortes altas; até onde vai índice? (Imagem: Tuane Fernandes/Bloomberg)

O Ibovespa engatou mais uma alta expressiva, de 1,33%, a 117.019 pontos, no pregão desta sexta-feira (9) puxado por ajustes devido ao feriado de Corpus Christi. Além disso, os papéis das gigantes da bolsa, como Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3), também deram uma força extra para o índice.

O rali de alta já soma o sexto pregão consecutivo de ganhos, com uma valorização de 8,02%. Essa sequência de ganhos não era observada desde 10 de novembro de 2020, segundo o TradeMap.

Lá fora, o índice S&P 500 (SPX), que une as 500 principais ações dos EUA, ultrapassou os 4,300 pontos, um salto de 20% diante da mínima verificada em outubro de 2022.

“O exterior refletiu positivamente as perspectivas de uma possível estabilização da taxa de juros americana na próxima reunião do FOMC”, diz Rodrigo Azevedo, economista, planejador financeiro e sócio-fundador da GT Capital.

Além do cenário externo benéfico, por aqui dados sobre a inflação animaram investidores. Na quarta-feira, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrou um aumento de 0,23% em maio, seguindo uma alta de 0,61% em abril, o que indica um ritmo de desaceleração.

GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca!

“Os dados de deflação levam o mercado a apostar em um corte antecipado da taxa básica de juros para o próximo trimestre”, escreve Luciano Feres, economista e CFO da Somus Capital.

Para o especialista da GT Capital, com a alta de hoje, o Ibovespa rompeu importante marca e, agora, os mercados começam a vislumbrar o índice na casa dos 120 mil pontos.

“A curva de juros segue reduzindo os prêmios de risco em todos os prazos, uma vez que as questões fiscais do país demonstram maior estabilidade”, completa.

Ele ainda afirma que com o andamento da pauta de arcabouço fiscal no Congresso, a inflação passa a dar sinais claros de que surtiu efeito a decisão de manutenção dos juros nos níveis atuais por tanto tempo “e deixa, na minha opinião, cada vez mais clara a redução deste patamar no segundo semestre”.

Ibovespa: destaque para as ações

Na sessão, a CVC (CVCB3) liderou os ganhos após contratar bancos para a sua oferta de ações que pode injetar mais R$ 200 milhões na empresa.

Já a Vale subiu acompanhando uma alta expressiva do minério de ferro lá fora, que sobe com o otimismo em relação a uma retomada de demanda na China.

E a Petrobras disparou mesmo com a queda do petróleo lá fora, com investidores com apetite a risco para o papel e animados para o pagamento de dividendos na próxima semana, explica o economista da GT Capital.

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.