Ibovespa reage ao vai e vem do governo sobre IOF; Analista considera o momento como mais uma oportunidade perdida
O Ibovespa (IBOV) abriu em queda nesta sexta-feira (23) após anúncio sobre mudanças no IOF. Mesmo com o governo revogando parte das medidas, a reação foi negativa, com o índice chegando a cair mais de 1%. Por volta das 13h10, o movimento já havia arrefecido, com o Ibovespa praticamente estável.
No Giro do Mercado de hoje, o jornalista Kaype Abreu, editor do Money Times, recebeu o analista Matheus Spiess, da Empiricus Research, para comentar a medida do Ministério da Fazenda, que visava elevar o IOF para crédito de empresas, câmbio e previdência privada (VGBL).
- VEJA MAIS: Após máxima histórica, analistas do BTG Pactual defendem que o Ibovespa ainda pode saltar até 8% – quais ações estão preparadas para aproveitar esse cenário?
Spiess destaca que a expectativa pelo anúncio era positiva, já que a projeção contava com a contenção de gastos, que chegou aos R$31 bilhões. No entanto, o aumento do imposto pegou o mercado de surpresa.
“Por mais que ainda tenhamos um crescimento exuberante dos gastos públicos, o anúncio do contingenciamento era positivo. Um bloqueio acima do esperado ia ser bem recebido, tanto que o mercado começou a reagir bem. Quando veio a notícia do IOF, as coisas se inverteram”, afirmou Spiess.
O analista relembrou a movimentação do governo no ano passado, que decidiu anunciar uma proposta de contenção de crescimento dos gastos junto de uma nova medida de isenção para o Imposto de Renda (IR).
“São várias oportunidades que o governo tem para apresentar uma boa medida, mas faz errado. Essa notícia do IOF surge em um momento no qual o Brasil implora por recursos estrangeiros e tem sido beneficiado pelo fluxo estrangeiro”, disse.
Segundo o economista, a grande questão foi o receio do mercado em relação à possibilidade de controle de capitais. Os investidores temem futuras elevações de impostos sobre transações financeiras externas.
O programa ainda abordou o desempenho do Ibovespa e dos mercados globais. Para acompanhar o Giro do Mercado na íntegra, acesse o canal do Money Times no YouTube.
- VEJA TAMBÉM: Confira tudo o que está movimentando o agronegócio brasileiro com a cobertura especial do Agro Times; cadastre-se aqui