Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa renova máximas e mantém fôlego: Petrobras cai mais de 3% com BNDES no radar

13/12/2019 - 12:22
Petrobras
Com anúncio de venda de ações da estatal feita pelo BNDES, papéis da petrolífera têm dia ruim no Ibovespa (Imagem: /Paulo Whitaker)

O Ibovespa perdia o fôlego nesta sexta-feira, reagindo a comentários do presidente norte-americano, Donald Trump, após ter renovado máximas mais cedo, meio a expectativas favoráveis quanto a um acordo entre China e EUA, além de números reforçando a trajetória de recuperação da economia brasileira.

Notícias corporativas, incluindo nomes como Petrobras (PETR3;PETR4) e Via Varejo (VVAR3) também repercutiam nos negócios, no último pregão antes do vencimento de opções sobre ações na segunda-feira.

Às 12:22, o Ibovespa subia 0,53%, a 112.796,39 pontos. Mais cedo, chegou subir a 112.809,71 pontos novo recorde intradia. Na mínima, atingiu 111.779,96 pontos. O volume financeiro somava 7,2 bilhões de reais.

Apesar do ‘deslize’, o Ibovespa ainda caminhava para terminar a semana com valorização, ampliando os ganhos no mês para cerca de 3,5%.

No exterior, Trump disse nesta sexta-feira que uma notícia do Wall Street Journal sobre o acordo com a China “está completamente errada, especialmente sua declaração sobre as tarifas”, mas não ofereceu detalhes e não indicou que história ele quis dizer.

Donald Trump EUA
Trump nega notícia publicada no Wall Street Journal (Imagem: Reuters/Kevin Lamarque)

O Wall Street Journal noticiou na véspera que as negociações contemplavam uma oferta pelos EUA de corte de até 50% nas tarifas em vigor sobre 360 bilhões de dólares em importações da China, além do cancelamento de novas taxações planejadas para entrar em vigor em 15 de dezembro.

Patrik Lang, chefe da área de pesquisa em renda variável do banco Julius Baer, destacou que um acordo de “Fase 1” para evitar as tarifas de 15 de dezembro e reverter algumas das tarifas anteriores era algo que mercados acionários esperavam, conforme nota a clientes.

Na véspera, notícias citando fontes sugeriam que o chamado “acordo de fase 1” havia sido fechado e inclusive assinado pelo presidente dos EUA. O governo chinês anunciou entrevista coletiva para as 12h (horário de Brasília) desta sexta-feira.

Da cena local, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), subiu 0,17% em outubro na comparação com o mês anterior, em dados ajustados sazonalmente informados pelo BC, acima do esperado.

Destaques

Petrobras (PETR3) cedia 3,3%, entre as maiores quedas, apesar da alta dos preços do petróleo, tendo no radar notícia de que Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) comunicou a companhia sobre sua intenção de avaliar a venda de até a totalidade de ações ordinárias que detém da empresa. Petrobras (PETR4) perdia 2,5%.

Via Varejo (VVAR3) subia 1,7%, após forte ajuste negativo no fechamento da véspera, na esteira de fato relevante da empresa de que encontrou indícios de fraude fiscal, com impacto estimado de até 1,4 bilhão de reais no resultado do quarto trimestre. Os papéis subiam 8% antes da divulgação e fecharam em baixa de 3%.

Pão de Açúcar (PCAR4), controlador da Via Varejo até meados do ano, caía 2,2%.

Natura (NATU3) mostrava elevação de 2,5%, beneficiada pelas perspectivas relacionadas a consumo, conforme a economia sinaliza melhora, além de benefício com a valorização do dólar uma vez que parte relevante da receita agora vem do exterior.

MRV (MRVE3)  avançava 1,9%, também embalada pelas expectativas sobre a economia, além da sanção presidencial de medida provisória que fixa novas regras do FGTS, com veto a limites aos descontos concedidos no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida.

Cielo (CIEL3) tinha alta de 1,6%, após anunciar na quinta-feira uma parceria com a Ame, carteira digital da Lojas Americanas (LAME4) e da B2W (BTOW3), para pagamentos com QR Code..

Vale (VALE3) subia 0,8%, acompanhando o movimento de papéis de mineradoras na Europa, em sessão de alta dos preços do minério de ferro na China.

BTG Pactual (BPAC11) cedia 0,7%, único desempenho negativo entre os bancos listados no Ibovespa, enquanto Itaú Unibanco (ITUB4) e Bradesco (BBDC4) subiam 1% e 0,8%, respectivamente.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , , ,

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 13/12/2019 - 12:22

Cotações Crypto
Pela Web