Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ibovespa avança com volume reduzido, sem Wall Street por feriado nos EUA

03/07/2020 - 17:14
B3 B3SA3 Ibovespa Mercados
O Ibovespa subiu 0,55%, a 96.764,85 pontos. O giro financeiro da sessão somou 14,6 bilhões de reais. Na semana, o índice avançou 3,1% (Imagem: B3/Linkedin)

O Ibovespa (IBOV) avançou nesta sexta-feira, também encerrando a semana com saldo positivo, em dia de volume reduzido e sem a referência de Wall Street, fechada por feriado nos Estados Unidos.

O Ibovespa subiu 0,55%, a 96.764,85 pontos. O giro financeiro da sessão somou 14,6 bilhões de reais. Na semana, o índice avançou 3,1%.

A alta veio mesmo após passar grande parte do dia sem direção definida, refletindo uma cautela global diante de um aumento nos casos de coronavírus nos Estados Unidos, que derrubou bolsas europeias e minou o otimismo dos investidores sobre as perspectivas de recuperação da economia.

Para Jefferson Laatus, estrategista-chefe do Grupo Laatus, a retomada econômica e a expectativa de um vacina contra o vírus dão ânimo ao mercado, mas uma segunda onda de infecções “fechar a economia vamos ver o mercado precificar negativamente”.

A contração da atividade de serviços do país diminui em junho, chegando a 35,9, contra 27,6 em maio, mas ainda longe da marca de 50 — que separa crescimento de contração.

No âmbito político, o secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, afirmou que a reforma tributária deverá ser enviada pelo ministro Paulo Guedes ao Congresso em agosto.

Em live do Itaú BBA, ele disse ser preciso começar o debate sobre reforma tributária o mais cedo possível para ver em quais partes é possível um consenso para aprovação.

Vale
Vale recuou 0,41%. O vice-presidente financeiro da empresa afirmou que os preços internacionais do minério de ferro tendem a recuar no segundo semestre (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

Destaques

Bradesco (BBDC4) ganhou 0,66%, com o setor bancário sem tendência comum. Itaú Unibanco (ITUB4) teve oscilação negativa de 0,19%. Santander (SANB11) caiu 0,87%.

Petrobras (PETR4) e Petrobras (PETR3) caíram 0,36% e 0,62%, respectivamente, com a queda nos preços dos futuros do petróleo. Apesar de decisão do Cade de converter em processo administrativo um inquérito sobre suposta prática de condutas como a de cartel, de distribuidoras de combustíveis, BR Distribuidora (BRKM5) subiu 0,95%.

Vale (VALE3) recuou 0,41%. O vice-presidente financeiro da empresa afirmou que os preços internacionais do minério de ferro tendem a recuar no segundo semestre, à medida que a Vale pretende retomar parte de seu potencial produtivo.

JBS (JBSS3) ganhou 3,05%, enquanto BRF (BRFS3) recuou 1,03%. Cerca de 1.075 funcionários de uma fábrica de produtos de carne suína da JBS testaram positivo para Covid-19 até 1º de julho, além de 85 funcionários em uma fábrica de produtos de carne de frango da BRF na mesma cidade.

Cielo (CIEL3) perdeu 1,03%. Na véspera, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que pagamentos pelo Whatsapp serão aprovados assim que for comprovado que o arranjo proposto pela empresa com a Cielo é competitivo e com proteção de dados considerada como adequada.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Leia mais sobre: EUA, Ibovespa, Mercados, Reuters, Wall Street

Última atualização por Renan Dantas - 03/07/2020 - 17:48