Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa sobe com Wall Street e petróleo, tem maior sequência de altas semanais desde 2020

04/02/2022 - 18:17
Petróleo
O volume financeiro na sessão foi de 26 bilhões de reais (Imagem: REUTERS/Angus Mordant)

O principal índice da bolsa brasileira subiu nesta sexta-feira, com suporte das ações de Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) e diante de ganhos em Wall Street, e fechou a semana em alta graças a uma valorização adicional no final da sessão.

O efeito de resultados positivos da Amazom (AMZN) impulsionou uma recuperação parcial da queda das bolsas norte-americanas na véspera e se contrapôs a temores com inflação, após dado de emprego daquele país vir acima do esperado.

No Brasil, potenciais propostas para tentar reduzir preços dos combustíveis foram avaliadas como negativas pelo mercado.

O Ibovespa (IBOV) subiu 0,49%, a 112.244,94 pontos. O volume financeiro na sessão foi de 26 bilhões de reais.

No acumulado da semana, o Ibovespa teve alta de 0,3%, a quarta seguida, maior sequência desde um ciclo de sete altas semanais encerrado em dezembro de 2020.

“Foi uma semana de volatilidade, não só na bolsa, e acabou mais ou menos parada no mesmo lugar que começou”, disse Alan Gandelman, presidente-executivo da Planner Corretora.

O período foi de agenda local cheia, com decisão de política monetária, início da temporada de balanços e retorno dos trabalhos no Congresso.

Uma nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) veio à tona na véspera abrindo a porta para que União, Estados e municípios reduzam ou zerem alíquotas de tributos sobre combustíveis e gás. O Ministério da Economia estima perda anual de até 54 bilhões de reais à União, disse uma fonte a par do assunto.

Além disso, uma outra PEC foi revelada, para ampliar o escopo ao prever, entre outros pontos, a concessão de auxílio diesel temporário a caminhoneiros autônomos e a ampliação do pagamento do Auxílio Gás. Nesse caso, jornais noticiaram um efeito de 100 bilhões de reais anualmente.

Para Gandelman, os temores de que essas pautas avancem já fazem preço no mercado. “A leitura do mercado é de que se alguma dessas PECs for bem sucedida, amplia-se o furo no lado fiscal.”

Nos Estados Unidos, os principais índices fecharam sem direção única. O otimismo após resultados positivos da Amazon levantou as ações de tecnologia, que desabaram na quinta-feira por conta das projeções negativas da Meta, dona do Facebook.

Do outro lado, um dado de emprego acima trouxe novos temores com inflação. Os EUA criaram 467 mil postos de trabalho fora do setor agrícola em janeiro, ante projeção de economistas de abertura de 150 mil vagas. E o dado de dezembro foi revisado de 199 mil para 510 mil.

A perspectiva de inflação maior alimentou apostas de um Federal Reserve mais duro em março, ainda que essa visão seja de uma minoria, mas pesou nas bolsas.

O Nasdaq e o S&P 500, mais expostos às ações de tecnologia, subiram 1,6% e 0,5%, respectivamente, enquanto o Dow Jones caiu 0,1%. Os três tiveram alta na semana.

Destaques

Petrobras (PETR4) avançou 1,75%, enquanto Petrorio (PRIO3) disparou 7,34% e 3R Petroleum (RRRP3)  ganhou 2,68%.

O petróleo subiu mais de 2% e renovou máximas em sete anos, em meio a efeitos na oferta das tensões geopolíticas e de uma tempestade de inverno que atingiu os EUA.

Vale (VALE3) subiu 2,6% e siderúrgicas avançaram, com destaque para alta de 0,74% de Usiminas (USIM5).

Ecorodovias (ECOR3) caiu 6,4% após destituir Gianfranco Catrini da presidência-executiva, cargo no qual ficou menos de dois meses. Marcello Guidotti foi escolhido para substitui-lo interinamente.

O BTG Pactual (BPAC11) viu a medida como inesperada e espera detalhes do conselho ligadas à decisão e seus potenciais impactos nas projeções de longo prazo da empresa.

Locaweb (LSAW3) interrompeu disparou 11,3%, em dia volátil, chegando a cair 6,5%.

O Itaú BBA divulgou relatório com números de tráfego em alguma das plataformas da empresa no quarto trimestre em comparação a dos principais concorrentes.

Cielo (CIEL3) subiu 6,4%, após cair 6% na véspera em reação a divulgação do balanço do quarto trimestre.

Eztec (EZTC3) caiu 6,4%, Cyrela (CYRE3) cedeu 5%, Jhsf (JHSF3) recuou 4,5% e Mrv (MRVE3) teve queda de 3,9%, em dia negativo do setor imobiliário em meio à abertura dos contratos de juros futuros, em especial os longos.

Última atualização por André Luiz - 04/02/2022 - 19:19

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto