Mercados

Ibovespa sobe na abertura acompanhando relaxamento das quarentenas no exterior

27 maio 2020, 12:26 - atualizado em 27 maio 2020, 12:26
Mercados - Ibovespa
Dados de emprego do Caged devem tomar as atenções dos investidores (Imagem: Reuters/Paulo Whitaker)

A bolsa paulista começava a quarta-feira com viés positivo, acompanhando o tom de suas pares no exterior, ainda na esteira de perspectivas quanto à reabertura de economias, enquanto, no Brasil, dados de emprego devem ocupar a atenção.

Às 12:26 (horário de Brasília), o Ibovespa (IBOV) subia 0,99%, a 86.311,74 pontos.

Para a equipe do BTG Pactual digital, as bolsas globais vão dando sequência ao rali observado nos últimos pregões, sustentadas pelo otimismo gerado com as medidas de relaxamento do isolamento social nas principais economias.

Em sua conta no Twitter, eles destacaram ainda a divulgação dos dados sobre empregos formais no Brasil, lembrando que o Caged estava suspenso desde fevereiro. Os números estavam previstos para as 10h, mas foram adiados para divulgação às 11h.

Também no radar está o plano apresentado pela Comissão Europeia para tomar emprestado no mercado e então disponibilizar a países do bloco 750 bilhões de euros em subsídios e financiamentos para recuperação após o coronavírus.

Os números mostraram que o Brasil fechou 763.232 vagas formais de trabalho de janeiro a abril, no pior desempenho para o período na série disponibilizada pelo Ministério da Economia, com início em 2010.

Desemprego bate recorde no Brasil (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Destaques

Braskem (BRKM6) valorizava-e 6,38%, em destaque na ponta positiva. Analistas do UBS, que recomendam compra das ações, afirmaram que, apesar de preocupações do lado da demanda, a forte desvalorização acumulada pelo real e a queda dos preços de nafta podem dar suporte para os resultados da petroquímica.

Eles ainda veem cenários de médio e longo prazos desafiadores por fatores como excesso de capacidade global e a questão com fenômeno de afundamento de solo em Maceió, mas que já estariam parcialmente precificados.

Vale (VALE3) tinha acréscimo de 1,69%, com ações do setor mineração e siderurgia como um todo no azul, seguindo suas pares na Europa.

No caso da Vale, investidores avaliavam informação que a mineradora tomou conhecimento de decisão da justiça em Brumadinho (MG), que aprovou parcialmente pedido para que a Vale apresente em 10 dias garantias de 7,93 bilhões de reais para eventuais pagamentos de multa.

Petrobras (PETR3PETR4) cedia 1,37% com a queda dos preços do petróleo no mercado externo. A petrolífera comunicou mais cedo que planeja oferecer uma ou mais séries de títulos no mercado norte-americano em uma nova emissão, em operação para a qual já contratou bancos.

Marfrig Carnes Boi Commodities
Marfrig fecha parceria com empresa norte-americana ADM (Imagem: Facebook/Marfrig)

Marfrig (MRFG3) avançava 4,94%. A companhia anunciou na terça-feira a criação da joint venture PlantPlus Foods com a ADM para produção e venda de carne e outros produtos com base vegetal nas Américas do Sul e do Norte.

Iguatemi (IGTA3) valorizava-se 2,2%, mesmo após a forte queda no lucro do primeiro trimestre, refletindo diretamente os efeitos da pandemia do coronavírus, com o fechamento do comércio em todo o Brasil em meados de março.

Em teleconferência, executivos da empresa de shoppings afirmaram que vendas no e-commerce estão 20 vezes maiores do que antes da pandemia e que empreendimentos reabertos estão vendendo mais.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.