Ibovespa tenta se manter no campo positivo em semana de agenda cheia

O Ibovespa tenta se manter no campo positivo nesta segunda-feira em semana de agenda cheia. Por volta das 12h22, o índice subia 0,20%, a 112.530 pontos. Em Wall Street:
Os principais índices nos EUA abriram em baixa nesta segunda-feira para dar início à semana mais movimentada da temporada de balanços e antes de reuniões dos principais bancos centrais.
O destaque fica com a “Super Quarta”, quando acontece o primeiro “Fompom” do ano.
Neste dia, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve e o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil anunciam suas respectivas taxas de juros em um intervalo de poucas horas. Será o primeiro encontro concomitante de 2023, de um total de seis.
Além disso, em fevereiro, depois da “Super Quarta”, vem a “Super Quinta”. Neste dia, os bancos centrais da Inglaterra (BoE) e da zona do euro (BCE) também se reúnem e anunciam suas decisões quase que de maneira sucessiva.
Na visão da equipe da Guide Investimentos, o foco deve ficar no comunicado do banco central norte-americano, que será divulgado com a decisão do Federal Reserve sobre os juros na quarta-feira.
“A inflação tem mostrado bons sinais de desaceleração, mas o Fed não pode declarar vitória ainda”, afirmou em nota a clientes. “Ao mesmo tempo, vários indicadores antecedentes e alguns coincidentes já apresentam sinais de recessão.”
Nesse impasse entre crescimento e inflação, a Guide avalia que o Fed deve escolher não mostrar complacência com o nível de preços e poderá optar por dar um discurso mais duro, visando tirar das apostas do mercado uma queda do juro em 2023.
A temporada de balanços trimestrais também está no radar do mercado, com números das BigTechs Amazon, Apple, Alphabet e Meta nos Estados Unidos, enquanto, no Brasil, Santander (SANB11) divulga seu resultado na quinta, antes da abertura.
Com Reuters