Ibovespa vira para queda diante de fraqueza de commodities e Wall Street

O Ibovespa virou para queda após abrir em leve alta. Por volta das 12h09, o índice perdia 0,57%, a 112.189,73 pontos. Em Wall Street:
A queda ocorre após comentários duros de uma autoridade do Federal Reserve terem moderado as expectativas de que o banco central alivie a abordagem agressiva em relação à política monetária.
Na última sexta-feira, o Ibovespa à vista fechou em alta de 2,26%, a 112.253,49 pontos, com forte avanço em ações de mineração e siderurgia, diante de perspectivas ligadas à China. Na semana, porém, acumulou uma queda de 5%, afetada por preocupações com o cenário fiscal do país.
Apesar disso, nesta segunda-feira o clima se inverteu. O principal índice da China fechou com perdas após o governo voltar a reforçar restrições contra a Covid-19 em duas metrópoles no sul e sudoeste do país.
CSN (CSNA3) e Usiminas (USIM5) são destaque de queda.
Segundo a Ágora, em uma sessão “enforcada” pelo feriado, a tendência é que a liquidez seja reduzida – o que pode amplificar alguns movimentos.
“De qualquer forma, as indefinições relacionadas à transição dos Governos sugerem que o apetite ao risco deveria ser mais contido hoje”, diz.
Já a Eleven lembra do do IBC-Br de setembro, que subiu 0,05% ante agosto na série com ajustes sazonais. O resultado ficou abaixo da mediana das projeções, de 0,30%, segundo a Agência Estado.
Na comparação anual, a alta foi de 4,0%, em 2022, de 2,93% e, em 12 meses, de 2,34%.
No radar, fica o anúncio de mais nomes de membros das comissões técnicas do Gabinete de Transição pelo vice-presidente eleito, Gerlado Alckmin, e, amanhã, não haverá pregão, devido ao feriado de Proclamação da República.
Siga o Money Times no Instagram!