Internacional

Idade e peso de Trump tornam Covid particularmente perigosa

02 out 2020, 10:56 - atualizado em 02 out 2020, 10:56
Donald Trump
A idade, o peso e o sexo de Trump o tornam mais suscetível a complicações do que sua esposa, que é 24 anos mais jovem (Imagem: REUTERS/Kevin Lamarqu)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem 74 anos, está acima do peso e é homem – fatores que o colocam em uma categoria de maior risco de pacientes com Covid-19 e aumentam o foco em sua saúde apenas um mês antes das eleições presidenciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

diagnóstico positivo da pessoa mais poderosa do mundo e da primeira-dama Melania Trump lançou uma nova chave na engrenagem de uma campanha caótica que muitos veem como um referendo sobre o combate ao coronavírus.

A idade, o peso e o sexo de Trump o tornam mais suscetível a complicações do que sua esposa, que é 24 anos mais jovem. Mesmo com a idade de Trump, a maioria dos pacientes apresenta apenas sintomas leves ou moderados, mas pesquisadores ainda não entendem por que alguns ficam gravemente doentes.

“A Covid é como jogar roleta-russa”, disse Brian Oliver, especialista em doenças respiratórias na Universidade de Tecnologia de Sydney. “Pode afetar muito qualquer um, mas sabemos que quando as pessoas são mais velhas e têm mais comorbidades pré-existentes, as chances de serem afetadas e terem uma reação mais grave são muito piores.”

Não está claro se o presidente apresenta algum sintoma. A primeira-dama disse em um tuíte que ela e o marido “estão se sentindo bem”. Embora Trump tenha rejeitado medidas preventivas como o uso de máscara, o que aumentou a possibilidade de contágio em Washington, ele e a primeira-dama planejam permanecer na Casa Branca durante o período de convalescença, disse o médico do presidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pessoas entre 65 e 74 anos têm probabilidade cinco vezes maior de serem hospitalizadas e 90 vezes mais probabilidade de morrer do que aqueles entre 18 a 29 anos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Os homens responderam por 54% das mortes de Covid-19 nos EUA, segundo o CDC.

Índice de massa corporal

O índice de massa corporal de Trump, uma medida baseada na altura e no peso que os médicos usam para medir a gordura, também cria riscos. Na época de seu exame físico anual em junho, o presidente media 1,9 metro e pesava 111 quilos, o que lhe conferia um IMC de 30,5. Um número de 30 ou mais é considerado obeso.

Embora especialistas alertem que a relação entre obesidade e mortalidade de Covid não seja bem compreendida, um meta-análise de dados globais publicados em agosto sugeriu que pessoas obesas tinham probabilidade 48% maior de morrer de Covid-19, em comparação com pessoas com IMC na faixa normal. Dos quase 17 mil pacientes hospitalizados por coronavírus nos EUA, mais de 75% eram obesos, de acordo com outro estudo.

Supondo que a infecção tenha sido detectada no início, o melhor curso de ação de Trump incluiria isolar-se, manter-se hidratado, descansar e monitorar os sintomas, disse Thomas Wingfield, professor clínico sênior da Liverpool School of Tropical Medicine, no Reino Unido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para pessoas cujas condições pioram, isso normalmente acontece cerca de cinco a sete dias após a infecção – quando começam a ficar sem fôlego e podem precisar ser hospitalizadas, disse.

Trump terá, claro, acesso a cuidados e monitoramento médico de primeira linha e, com um salário anual que o coloca no primeiro escalão entre os americanos, o presidente pertence a um grupo demográfico que foi pouco impactado durante a pandemia.

O presidente também não bebe nem fuma, o que deve melhorar sua saúde geral. O risco de doenças graves ou morte aumenta drasticamente em pacientes com mais idade e condições pré-existentes, como doenças cardíacas ou câncer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar