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Nubank “some” das 10 marcas mais queridas do Brasil; veja ranking

14 jul 2022, 14:54 - atualizado em 14 jul 2022, 14:56
Neste ano, há equilíbrio entre marcas de consumo e tecnologia que compõem o ranking (Imagem: Shutterstock / Julia Shikota)

iFood, WhatsApp e Havaianas são as top 3 marcas que mais conquistaram os brasileiros, segundo o estudo Net Love Score (NLS), produzido pelo EcGlobal, do Grupo Stefanini.

O estudo avalia quais são as empresas que geram maior conexão emocional com seus consumidores, tendo como base os critérios intensidade, preferência, fidelidade e amplitude para calcular os índices.

Dessa forma, 4.170 participantes responderam questões sobre 30 categorias divididas nos segmentos de eletrônicos e eletrodomésticos, bens de consumo rápido, fashion e beleza, finanças, transporte, varejo, serviços e nova economia.

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Top 10 marcas preferidas dos brasileiros

O Top 10 é composto pelas seguintes marcas:

  1. iFood
  2. WhatsApp
  3. Havaianas
  4. Coca-Cola
  5. Omo
  6. Netflix
  7. YouTube
  8. Nestlé
  9. Kibon
  10. Samsung

Na primeira edição do estudo, em 2019, a primeira colocada foi a Nestlé, em 2020 o topo ficou com o WhatsApp e, em 2021, com o Nubank — que não aparece no top 10 deste ano.

Além disso, o estudo destaca maior equilíbrio entre empresas de tecnologia e consumo. Eram 7 de consumo e 2 de tecnologia em 2021. Neste ano, o top 10 é composto por 5 de cada.

Confira os rankings dos três últimos anos:

(Imagem: ecglobal)

Preferências de consumo na pandemia

O estudo indica que as mudanças de preferências dos consumidores estão atreladas às necessidades surgidas com a pandemia e, em 2022, com o cenário macroeconômico.

“Em cenário de pandemia, todos vivemos as consequências de uma rápida mudança de vida e as marcas de tecnologia tiveram um papel fundamental para ajudar as pessoas a se conectarem com família, amigos e colegas de trabalho”, diz.

Dessa forma, o estudo aponta que os três primeiros colocados de 2020, WhatsApp, Netflix e YouTube, demonstram conexão e entretenimento, importantes durante a pandemia.

Em 2021, Nubank, iFood e Havaianas também foram atrelados à aspectos da pandemia, com a comodidade do internet banking, delivery e o uso dos famosos chinelos em casa.

Impacto macro nas marcas

Em 2022, o contexto é marcado pela inflação, taxa Selic, aumento dos combustíveis, o que levou a maior parte das marcas a ter quedas nos índices NSL, aponta a pesquisa.

Isso porque, em meio ao cenário macroeconômico, o consumidor passou a precisar determinar prioridades e até mesmo trocar de marcas.

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Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.