Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Imóvel de leilão tem desconto médio de 43% sobre valor de mercado, diz pesquisa

Zeca Ferreira
18/06/2022 - 14:00
Leilão de imóveis
Quase 90% dos imóveis retomados estão ocupados, diz pesquisa (Imagem: Freepik/Fabrikasimf)

Os imóveis ofertados em leilões têm, em média, 43% de desconto em relação ao valor de mercado, mostra levantamento realizado pelo BTG Pactual com a proptech Resale. A pesquisa revelou que o preço médio das unidades é de R$ 112 mil, sendo que 68% são casas e 15% apartamentos.

A pesquisa intitulada “Mapa de Imóveis Retomados no Brasil” analisou as operações dos cinco principais bancos do país entre 2010 e 2021. O estudo indica que 168,2 mil imóveis foram retomados somente no último ano, o que corresponde a R$ 28,5 bilhões, sendo que os bancos públicos representam 66% das operações.

LEIA MAIS: Banco do Brasil (BBAS3) vende quase 3 mil imóveis com até 70% de desconto

Entre os caminhos possíveis para que um imóvel seja leiloado, a falta de pagamento do financiamento imobiliário é o mais comum. Por conta da inadimplência, a propriedade é retomada pela instituição financeira e é disponibilizada para leilão a fim de liquidar a dívida.

Quase 90% dos imóveis de leilões estão ocupados

Segundo o mapa de imóveis retomados, quase 90% das unidades disponibilizadas para leilão pela Caixa Econômica Federal — banco que detém a maior parte dos imóveis de leilão — estão ocupadas, cabendo ao comprador o processo de desocupação.

“Na maioria das vezes, vai ser pela via judicial ou em acordos realizados com as pessoas que ocupam o imóvel. Isso é sempre um problema”, explica Diego Amaral, advogado especializado em Direito Civil e Imobiliário.

O advogado também alerta que o processo pode se prolongar por alguns anos. “O comprador tem que ter noção de que adquirindo um imóvel nessas condições, ela não terá posse imediata, muitas vezes demora dois ou três anos, a depender dos casos, até a desocupação efetiva do imóvel”, diz.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Última atualização por Kaype Abreu - 17/06/2022 - 12:59

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto