Política

Impeachment nos EUA? Câmara autoriza inquérito contra Joe Biden; entenda

14 dez 2023, 9:00 - atualizado em 14 dez 2023, 9:00
Biden
Câmara dos EUA autoriza sem evidências inquérito de impeachment do presidente Joe Biden (Imagem: REUTERS/Leah Millis)

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos autorizou formalmente sua investigação de impeachment contra o presidente Joe Biden. A Casa é composta em sua a maioria por republicanos, que estão unidos em torno do esforço, embora ainda não tenham encontrado provas de irregularidades por parte do democrata.

Por 221 a 212, a Câmara aprovou a investigação que apura se Biden se beneficiou indevidamente de negócios estrangeiros de seu filho Hunter Biden, após o mesmo recusar intimação para depoimento a portas fechadas.

A Casa Branca classificou a investigação como infundada e politicamente motivada. A medida não deve conseguir remover Biden do cargo. No entanto, o processo tem potencial para ajudar os republicanos a destacar suas alegações de corrupção ao longo da campanha de 2024.

Ainda que a Câmara vote pelo impeachment, o Senado teria que votar para condená-lo pelas acusações por uma maioria de dois terços — algo difícil em uma Casa onde os pares democratas de Biden têm maioria de 51 a 49.

  • Por que é hora de vender Santander (SANB11)? Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research, recomenda outro bancão preferido para investir agora no Giro do Mercado, saiba mais clicando aqui:

Biden x Trump mais uma vez?

Em 2024 pode ocorrer uma revanche eleitoral entre Joe Biden e Donald Trump, antecessor do atual presidente no cargo. O nome do ex-presidente é tido como favorito para a indicação presidencial republicana.

Trump sofreu impeachment duas vezes pela Câmara ao longo de seu mandato. O primeiro foi em 2020, por tentar pressionar a Ucrânia a anunciar uma investigação de corrupção sobre Biden, e em 2021, por tentar reverter sua derrota eleitoral. Ambas tentativas fracassaram no Senado.

* Com informações da Reuters

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.