Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Importação de soja da China crescerá em 2020, diz diretor do ministério da Agricultura

15/01/2020 - 9:13
China Política Comunismo Bandeira
A China importou 88,51 milhões de toneladas de soja em 2019 (Imagem: Reuters/David Gray)

As importações de soja da China vão crescer em 2020, disse nesta quarta-feira o diretor do departamento de mercado e informações do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais do país, Tang Ke, sem detalhar as projeções para a expansão.

A China importou 88,51 milhões de toneladas de soja em 2019, acima das 88,03 milhões de toneladas em 2018, mas 7% abaixo das 95,53 milhões de toneladas em 2017, antes do início da guerra comercial com os Estados Unidos.

Os embarques dos EUA caíram em 2019 em meio à disputa comercial entre chineses e norte-americanos, mas importações do Brasil e de outros países cresceram e a oferta foi assegurada, disse Ke.

A demanda chinesa por soja tem sido em parte contida devido a surtos de peste suína africana pelo país, que dizimaram o rebanho de porcos local, reduzido em mais de 40%.

Os preços da carne suína, que saltaram como consequência da peste, não devem subir mais antes do feriado do Festival de Primavera, geralmente pico de demanda para o alimento, uma vez que mais porcos serão enviados para abatedouros e importações e reservas estatais estão sendo liberadas para o mercado, disse um outro representante do ministério.

O consumo de carne suína deve cair após o Festival de Primavera, enquanto a oferta e a demanda da carne serão estáveis durante o feriado, segundo Wang Junxun, funcionário do Departamento de Pecuária e Veterinária do ministério.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Lucas Simões - 15/01/2020 - 9:13