Commodities

Importações de minério de ferro da China em julho atingem alta recorde com demanda robusta

07 ago 2020, 9:05 - atualizado em 07 ago 2020, 9:05
Mineração
Nos primeiros sete meses do ano, a China adquiriu 659,6 milhões de toneladas de minério de ferro (Imagem: Pixabay)

As importações de minério de ferro da China em julho aumentaram para um recorde, 24% acima do ano anterior, conforme dados alfandegários divulgados nesta sexta-feira, impulsionadas pelos embarques das mineradoras e demanda resiliente enquanto a economia se recupera após interrupções causadas pela pandemia do coronavírus.

As chegadas do principal item da siderurgia foram de 112,65 milhões de toneladas no mês passado, de acordo com dados da Administração Geral das Alfândegas.

Isso representa um aumento de 10,8% em relação aos 101,68 milhões de toneladas registradas em junho e supera os 91,2 milhões importados em julho de 2019.

Nos primeiros sete meses do ano, a China adquiriu 659,6 milhões de toneladas de minério de ferro, um aumento de 11,8% em relação ao mesmo período do ano passado, mostraram os dados alfandegários.

“O salto nas importações veio principalmente de fornecedores não convencionais, já que os embarques do Brasil ainda estão prejudicados pela pandemia”, disse Wu Shiping, analista da Tianfeng Futures, acrescentando que a forte demanda na China também impulsionou as compras, apesar da alta nos preços do minério de ferro.

O contrato futuro de minério de ferro mais ativo DCIOcv1 na China subiu mais de 14% no mês passado.

Aço

Dados divulgados pela alfândega também mostraram que as importações de aço da China foram de 2,61 milhões de toneladas em julho, o maior volume desde abril de 2004.

As exportações de aço da China foram de 4,2 milhões de toneladas no mês passado, queda de 25% em relação a julho de 2019.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.