Imposto de Renda

Imposto de Renda 2022: Confira as novidades na declaração deste ano

24 maio 2022, 15:53 - atualizado em 24 maio 2022, 15:53
Imposto de Renda
Na reta final da declaração, confira as novidades do IR 2022 (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O último dia para entregar a declaração do Imposto de Renda 2022 está cada vez mais próximo. Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70, em 2021, têm até 31 de maio para fazer a declaração.

Para evitar dores de cabeça com a Receita Federal, confira as principais mudanças entre os processos de 2021 e deste ano.

Usuários nível bronze têm acesso limitado ao e-CAC

Na declaração do IR 2022, a receita está limitando o acesso aos serviços do e-CAC (Centro de Atendimento Virtual) para aqueles que não possuem os níveis prata ou ouro no portal do governo federal (gov.br).

Para obter o upgrade do nível bronze, o usuário deve atualizar sua conta no portal do governo com validação facial em comparação com um documento com foto, como a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Imposto de Renda passa a aceitar Pix em operações

A partir deste ano, será possível receber a restituição do IR por meio do Pix, serviço de transferência do Banco Central (BC). Entretanto, a opção estará disponível apenas para chave Pix igual ao CPF do titular da declaração.

Do mesmo modo, também será possível utilizar a modalidade para realizar o pagamento do Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) do IR.

Outra mudança é que o programa gerador do IRPF 2022 não emitirá mais o DARF de devolução do auxílio emergencial. Com isso, os contribuintes devem seguir as instruções do Ministério da Cidade para o pagamento.

Formulário e tabela de bens e direitos são atualizados

A tabela de bens e direitos foi atualizada e reagrupada. Com a mudança, novos campos obrigatórios foram incluídos, como o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) para declaração de automóveis.

Igualmente, a ficha de declaração foi atualizada para permitir a inclusão de dados adicionais dos dependentes, como e-mail, telefone e endereço. Agora, também é possível especificar se o cadastrante é titular ou dependente da declaração.

Por fim, a receita excluiu o código 38 “Fundo de Aposentadoria Programada Individual”, pela estabilização no código 36 “Previdência Complementar (inclusive FAPI)”.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
zeca.ferreira@moneytimes.com.br
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar