Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Incerteza exige uma seleção mais defensiva, diz BTG sobre portfólio para novembro

Gustavo Kahil
03/11/2021 - 9:49
Boxe
“O ambiente econômico e político do Brasil realmente piorou”, diz o BTG: é hora de proteção (Imagem: Unsplash/ Nemesia Production)

O clima de incerteza política e da economia já está alto o suficiente para motivar uma nova escolha de ações para enfrentar o mês de novembro, aponta o BTG Pactual em um relatório enviado a clientes nesta semana e obtido pelo Money Times.

“O Ibovespa caiu mais 6,7% em outubro (9,8% em dólar) e já caiu 18,4% nos últimos quatro meses (-27% em dólar). O ambiente econômico e político do Brasil realmente piorou nos últimos meses, e os valuations também foram impactados”, alertam.

Os analistas Carlos Sequeira, Osni Carfi, Bruno Lima e Luiz Temporini, além de sair de algumas empresas cíclicas domésticas, optou por se concentrar em setores com desempenho relativamente melhor em um ambiente de aumento das taxas de juros, como bancos e seguradoras.

Itaú
O Itaú substituiu o Bradesco como a alocação do setor bancário dentro da carteira do BTG (Imagem: Unsplash/ Jose Gil)

Mudanças

O BTG elevou a fatia de bancos na carteira de 10% para 15% e trocou o Bradesco (BBDC4) pelo Itaú (ITUB4). A Porto Seguro (PSSA3) segue firme na seleção.

PetroRio (PRIO3), Raízen (RAIZ4) e SLC (SLCE3), relativamente mais defensivas em resposta ao ambiente atual, forram mantidas.

Sequeira, Carfi, Lima e Temporini ainda buscaram barganhas e encontraram algumas ações de consumo de qualidade que caíram muito recentemente, embora seus resultados operacionais estejam fortes e melhorando.

Com isso, quem pede espaço na carteira é a Arezzo (ARZZ3) e a operadora de shopping centers Iguatemi (IGTA3).

“Também adicionamos a concessionária Energisa (ENGI11), que está apresentando resultados operacionais muito fortes e está sendo negociada a um valuation super atrativo de 11,3% de TIR [Taxa Interna de Retorno] implícita real, um prêmio elevado mesmo para taxas de juros reais de longo prazo (agora muito mais alta)”, explciam.

A Energisa substitui o Assaí (ASAI3) como nome defensivo de qualidade. Para dar lugar a Arezzo, Iguatemi e Energisa, O BTG retirou a Rede D’Or (RDOR3) e a Vamos (VAMO3). A lista é completada pela siderúrgica Gerdau (GGBR4) e pela fabricante de bens de capital Weg (WEGE3).

Confira:

Empresa Código Peso (%)
Itaú ITUB4 15
Weg WEGE3 10
Raízen RAIZ4 10
Gerdau GGBR4 10
PetroRio PRIO3 10
Energisa ENGI11 10
Porto Seguro PSSA3 10
SLC SLCE3 10
Arezzo ARZZ3 10
Iguatemi IGTA3 5

Última atualização por Gustavo Kahil - 03/11/2021 - 9:49

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web