Giro de Indicadores

Ibovespa (IBOV) despenca em meio à queda da Vale (VALE3); veja os indicadores desta sexta (20)

20 out 2023, 12:02 - atualizado em 20 out 2023, 12:02
Indicadores
Entre os indicadores, o foco se deu aos dados do Índice de Atividade Econômica, medido pelo BC (Arte: Giovanna Melo/Money Times)

Nesta manhã, a agenda de indicadores acordou com foco ao Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), no qual é sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB).

Em Wall Street, os índices abriram em baixa, com impulso dos rendimentos dos Treasuries rondando máximas de vários anos após comentários de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve. Além disso, os investidores seguem tensos em meio ao conflito no Oriente Médio.

Por volta de 11h53, o Ibovespa (IBOV) despencava 1,17% a 112.670 mil pontos. Já em Wall Street, S&P 500 caia 0,84%, Dow Jones 0,44% e Nasdaq esfriava 1,22%.

O papel da Cielo (CIEL3) lidera o ranking de baixas do Ibovespa nesta manhã, recuando 4,27%, enquanto o Alpargatas (ALPA4) lidera em altas, com +1,36%. No entanto, quem pesa meno no índice é a Vale (VALE3), que cai quase 3%. 

  • Como a queda do preço da gasolina pode impactar os ativos atrelados à inflação? Assista ao Giro do Mercado desta sexta-feira (20) e saiba mais, é só clicar aqui:

Giro dos Indicadores: Confira os dados que saíram na manhã desta sexta-feira (20)

Brasil

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), caiu 0,77% em agosto, na margem com ajuste sazonal de -0,60%.

Na comparação anual, o índice avançou 1,28%. Já no acumulado de 12 meses, houve uma expansão de 2,82%. No trimestre até agosto, o índice caiu 0,65%. Confira as revisões feitas pelo Banco Central:

  • Julho ante junho: de +0,44% para +0,42%;
  • Junho ante maio: +0,22% (não houve alteração);
  • Maio ante abril: de -1,83% para -1,85%;
  • Abril ante março: de +0,99% para +1,04%;
  • Março ante fevereiro: -0,22% (não houve alteração);
  • Fevereiro ante janeiro: de +3,08% para +3,14%.

Europa

Na Alemanha, o Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês), apurado pelo Departamento Federal de Estatística (Destatis), caiu 0,2% em setembro, comparado a agosto.

Na comparação anual, o índice caiu 14,7%, sendo a maior queda desde o início da pesquisa em 1949, enquanto em agosto, a taxa de variação em comparação com o mesmo período em 2022 foi de -12,6%.

Ásia

Em Hong Kong, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) registrou alta de 2,0% em setembro, frente ao 1,8% em agosto. Já o CPI Composto, também registrando alta, avançou 1,8% em setembro, frente ao 1,5% em agosto.

Segundo o Departamento de Censos e Estatística (C&SD), a taxa média mensal de aumento do índice, para o período de 3 meses até setembro, foi de 0,1%, a mesma registrada em agosto.

* Com dados da Reuters

Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
vitoria.pitanga@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar