Giro de Indicadores

Ibovespa (IBOV) opera em alta enquanto varejista beira queda de 4%; veja os indicadores desta quarta (13)

13 dez 2023, 12:17 - atualizado em 13 dez 2023, 12:17
Ibovespa, Indicadores
Com o Ibovespa em alta, o foco entre os indicadores se deu aos dados do Índice de Crescimento do Setor de Serviços (Imagem: Getty Images/Canva)

Nesta manhã, a agenda de indicadores acordou com foco aos dados do Índice de Crescimento do Setor de Serviços no Brasil, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No internacional, saíram dados de Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês), nos Estados Unidos.

Além dos indicadores, o mercado acompanha mais um dia de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) ao mesmo tempo em que ocorre o segundo dia da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) nos EUA.

Em Wall Street, os índices abriram em alta com impulso dos novos dados mostrando sinais de arrefecimento da inflação, antes da decisão de política monetária do Federal Reserve.

Por volta de 12h03, o Ibovespa (IBOV) subia 0,42% a 126.938 mil pontos. Já em Wall Street, S&P 500 subia 0,04%, Dow Jones caia 0,03% e Nasdaq subia 0,19%.

O papel da Casas Bahia (BHIA3) lidera o ranking de baixas do Ibovespa nesta manhã, recuando 3,92%, enquanto a Petrorecôncavo (RECV3) lidera em altas, com +3,06%.

  • Por que é hora de vender Santander (SANB11)? Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research, recomenda outro bancão preferido para investir agora no Giro do Mercado desta quarta-feira (13), saiba mais clicando aqui: 

Giro dos Indicadores: Confira os dados que saíram na manhã desta quarta-feira (13)

Brasil

Em setembro de 2023, o Índice de Crescimento do Setor de Serviços no Brasil caiu 0,6% na comparação mensal, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado de outubro registra o terceiro mês em queda, acumulando -2,3%. Apesar disso, o indicador ainda está 10,2% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 3,2% abaixo de dezembro de 2022 (auge da série histórica).

Na comparação anual, o volume de serviços apontou queda de 0,4%, e o acumulado dos últimos 12 meses -3,6%. Em contrapartida, o acumulado do ano registrou expansão de 3,1%.

Estados Unidos

Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês), medido e divulgado pelo Departamento de Trabalho, permaneceu inalterado em novembro, com dados sazonalmente ajustados.

Os preços de demanda final caíram 0,4% em outubro, ante a alta de 0,4% em setembro, o que na comparação anual, sem ajuste sazonal, registrou um aumento de 0,9% nos 12 meses encerrados em novembro.

Tanto os índices de bens, quanto os de serviços de demanda final ficaram inalterados no mês passado. Já o índice de demanda final não incluindo alimentos, energia e serviços comerciais subiu 0,1%, atingindo o sexto mês em alta.

Europa

No Reino Unido, houve queda de 0,3% no Produto Interno Bruto (PIB) comparado a setembro. Segundo o Escritório de Estatísticas Nacionais, o tempo excepcionalmente úmido pode ter afetado os dados.

O Índice de Produção Industrial registrou queda de agosto a outubro, caindo 0,7% comparado a maio a julho.

As quedas observadas foram nos setores de “fabricação” (0,9%) e “eletricidade e gás” (0,5%), sendo compensados pelas altas em “mineração e pedreiras’ (1,2%) e “abastecimento de água e esgotamento sanitário” (0,1%).

* Com dados da Reuters

Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.