AgroTimes

Indonésia tem de exportar 6 mi t de óleo de palma até agosto para reduzir estoques

18 jul 2022, 9:17 - atualizado em 18 jul 2022, 9:17
óleo de palma
Atualmente, a Indonésia tem cerca de 7 milhões de toneladas de óleo de palma em tanques, inclusive em instalações de armazenamento flutuantes improvisadas (Imagem: REUTERS/Y.T Haryono)

A Indonésia terá que exportar 6 milhões de toneladas de óleo de palma até agosto se quiser reduzir seus crescentes níveis de estoque de volta ao normal, disse uma associação do setor nesta segunda-feira, depois que o governo suspendeu sua taxa de exportação por um mês e meio.

O maior exportador de óleo de palma do mundo anunciou no fim de semana a suspensão da taxa sobre as exportações do óleo vegetal até agosto e ajustou detalhes de taxas progressivas para setembro, em uma tentativa de aumentar os embarques e aliviar os altos níveis de estoque doméstico.

Embora as autoridades tenham removido temporariamente as taxas de exportação, as empresas ainda são obrigadas a realizar alguns pagamentos pelos embarques de óleo de palma.

Os estoques domésticos aumentaram depois que Jacarta impôs uma proibição de exportação de óleo de palma por três semanas entre abril e maio.

A retomada das exportações fez pouco para aliviar os estoques, já que as autoridades impuseram desde maio regras de vendas domésticas obrigatórias –conhecidas como obrigação do mercado doméstico (DMO)– para reforçar a oferta de óleo de cozinha.

A Associação Indonésia de Óleo de Palma (GAPKI) saudou a isenção da taxa, mas queria que ela fosse complementada com a remoção de DMO, argumentando que a indústria foi severamente prejudicada pela crise de armazenamento, forçando as usinas a limitar as compras de frutos da palma e irritando os agricultores logo antes do pico da safra.

“A coisa mais importante até setembro é limpar os tanques e um fluxo suave de exportação deve ser o foco principal”, disse o secretário-geral do GAPKI, Eddy Martono, à Reuters.

Atualmente, a Indonésia tem cerca de 7 milhões de toneladas de óleo de palma em tanques, inclusive em instalações de armazenamento flutuantes improvisadas, disse ele.

Durante o pico da safra, o país normalmente produz de 3 a 4 milhões de toneladas por mês, o que significa que a redução dos estoques exige “o dobro da quantidade de exportações ou cerca de 6 milhões de toneladas pelo menos até agosto”, disse Eddy.

Funcionários do governo não responderam ao pedido de comentário sobre o pedido do GAPKI de descartar as regras do DMO.

O ministro do Comércio, Zulkifli Hasan, disse na segunda-feira que as autoridades estabelecerão um preço de referência do óleo de palma bruto (CPO) a cada duas semanas, em vez de mensalmente, para que as taxas possam acompanhar os movimentos de preços mais rapidamente, inclusive quando eles caírem, segundo notícias da mídia.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.