Brasil

Ineep quer Margem Equatorial como área estratégica e modelo de partilha para exploração de petróleo

08 maio 2025, 17:25 - atualizado em 08 maio 2025, 17:28
petrobras margem equatorial (1)
(Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

O Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) defende que a Margem Equatorial Brasileira seja reconhecida como área estratégica pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

A instituição recomenda que os 65 blocos de águas profundas e ultraprofundas da região sejam retirados do 5º Ciclo de Oferta Permanente da ANP, previsto para junho.

O Ineep propõe que a exploração na MEB siga o modelo de partilha, como no pré-sal, onde o Estado mantém parte da produção. No modelo atual de concessão, as empresas são proprietárias do petróleo extraído.

O estudo “Por uma abordagem estratégica da Margem Equatorial Brasileira” destaca que a região, que vai do Rio Grande do Norte ao Amapá, deve garantir segurança energética, ampliar a oferta interna de energia, aumentar a capacidade de refino, fortalecer a indústria nacional, reduzir desigualdades regionais, promover investimentos em tecnologias limpas e avançar na descarbonização da economia.

O Ineep ainda sugere que a Petrobras (PETR4) tenha exclusividade na exploração da MEB, que o Fundo Social seja regulamentado e que o Ibama tenha autonomia garantida.

A Margem Equatorial é considerada uma importante fronteira exploratória, com um potencial estimado de 9 bilhões de barris de petróleo. No entanto, parte dos especialistas alerta para o risco de desequilíbrio ambiental, especialmente nas áreas próximas à Amazônia.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin
A Super Quarta vem aí!

Saiba o que esperar das decisões de juros no Brasil e nos EUA com o Giro do Mercado

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar