Inflação

Inflação desacelera em maio

09 jun 2022, 9:28 - atualizado em 09 jun 2022, 9:36

A inflação ficou em 0,47% em maio, após ter alcançado 1,06% em abril. A variação mensal ficou abaixo da projeção do mercado, que falava em uma alta de 0,60%.

Ainda assim, a alta nos preços pesa no bolso dos brasileiros. No ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula alta de 4,78% e, nos últimos 12 meses, de 11,73%, abaixo dos 12,13% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Também vale lembrar que, em maio de 2021, a variação havia sido de 0,83%.

Entre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), oito registraram alta. A maior variação veio do grupo Vestuário, com alta de 2,11% e 0,09 p.p. de contribuição.

Mas o maior impacto foi dos Transportes. O grupo teve alta de 1,34%, ante os 1,91% do mês passado, e foi puxada pelas passagens aéreas (18,33%), que já haviam subido em abril (9,48%). “A alta deve-se a dois fatores: elevação dos custos devido ao aumento nos preços dos combustíveis; e pressão de demanda, com o aumento do consumo, após um período de demanda reprimida por serviços, especialmente aqueles prestados às famílias”, afirma o gerente do IPCA, Pedro Kislanov.

Alimentos e bebidas também desaceleraram: foram 0,48% em maio, frente à alta de 2,06% em abril. Alguns produtos que estavam pesando nas contas, quedas expressivas: tomate (-23,72%), cenoura (-24,07%) e batata-inglesa (-3,94%).

O único grupo que registrou queda foi o de Habitação (-1,70%). A queda foi puxada pela redução nas contas de energia, pelo segundo mês seguido, graças à mudança de bandeira tarifária. Em 16 de abril, o governo deixou a cobrança extra de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos, relativa à bandeira Escassez Hídrica. Desde então, vigora a bandeira verde, em que não há cobrança adicional na conta de luz.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.