Giro do Mercado

Inflação deve voltar a acelerar, diz analista após IPCA de janeiro; entenda

11 fev 2025, 13:38 - atualizado em 11 fev 2025, 13:38

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A alta de 0,16% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação do Brasil em janeiro, veio dentro das expectativas do mercado. Porém, de acordo com Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, o número passa uma impressão equivocada.

“Foi o menor IPCA para janeiro desde o plano real, mas é um dado ‘maquiado’, por conta do bônus de Itaipu, que tirou 0,55 pontos percentuais (p.p) da inflação. Observando qualitativamente, o dado é muito pior. Não temos nada para comemorar”, afirmou Spiess em entrevista ao Giro do Mercado desta terça-feira (11).

O bônus citado pelo analista se refere a um desconto aplicado nas contas de energia, por meio do saldo positivo da conta de comercialização de Itaipu, implementado pela Lei 10.438/2002. Sem ele, a inflação poderia ficar bem acima das expectativas.

De acordo com Spiess, após o efeito do bônus neste início de ano, a inflação deve voltar a acelerar e romper o teto da meta, que é de 3%, com margem de aceitação de mais 1,5 p.p, totalizando 4,5%. Para o analista, o país caminha para um índice acima de 5%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma das grandes preocupações do mercado tem sido a alta no preço dos alimentos, que subiram pela quinta vez consecutiva. A alimentação no domicílio subiu 1,07%, enquanto a de fora do domicílio cresceu 0,67%. Outra alta relevante foi no segmento de transportes, que subiu 1,3%.

Os dados preocupam o Governo e influenciam na popularidade do presidente Lula, que vem caindo nas pesquisas. “Estamos longe das eleições, mas o governo e a oposição estão antecipando o debate. As pesquisas recentes mostram um direcionamento que é difícil do governo inverter em relação a popularidade” afirmou Spiess.

O analista ainda comentou sobre as possíveis ações do governo e a necessidade da realização de maiores cortes no orçamento. Para assistir o programa na íntegra, acesse o canal do Money Times no youtube.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar