Economia

Inflação é temporária, mas estamos obviamente monitorando, diz Campos Neto

04 nov 2020, 20:21 - atualizado em 04 nov 2020, 20:21
Roberto Campos Neto
A gente acha que isso tende a normalizar, as nossas safras previstas para março são maiores (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, avaliou nesta quarta-feira que a alta recente da inflação é temporária, minimizando a duração de todas as frentes de pressão identificadas para o avanço de preços na economia, mas frisou estar “obviamente” monitorando o movimento.

Em entrevista ao canal do YouTube Me Poupe, ele reiterou que a inflação está sendo influenciada pela elevação do dólar frente ao real, mas ponderou que essa contaminação é pouco expressiva quando retirada a influência exercida sobre combustíveis.

Como outras justificativas para a aceleração da inflação ele citou o gasto pelos brasileiros de parte da poupança circunstancial com alimentação a domicílio e o aumento no preço de produtos consumidos por pessoas que tiveram forte recomposição de renda com o auxílio emergencial.

“Quando a gente olha esses três itens, a gente olha que a parte de poupança circunstancial tende a diminuir porque as pessoas estão voltando à mobilidade … então na parte de alimentação a domicílio muita gente está diminuindo”, disse.

“A parte de transferência de renda, os 600 reais vão virar 300 e eventualmente esse efeito vai passar e a gente entende que a parte do câmbio, como o grosso é combustível, ao longo do tempo tende a voltar também”, disse.

Campos Neto reconheceu que há ainda um tema ligado à alta das commodities alimentícias, com outros países do mundo também vivenciando a mesma experiência, decorrente de uma demanda maior por alimentos na Ásia.

“A gente acha que isso tende a normalizar, as nossas safras previstas para março são maiores, então o preço de alimentos deve voltar. Então nós entendemos que a inflação é temporária. Estamos obviamente monitorando, o que foi dito, mas entendemos que a inflação é temporária”, afirmou.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.