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INSS suspende contrato com Crefisa após detectar irregularidades no pagamento de benefícios; saiba o impacto para aposentados

21 ago 2025, 14:30 - atualizado em 21 ago 2025, 14:31
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Suspensão preventiva do contrato entre INSS e Crefisa afeta pagamentos de benefícios para aposentados. Entenda as irregularidades apontadas e o impacto dessa decisão (Imagem: Agência Brasil)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou nesta quinta-feira (21) a suspensão preventiva do contrato com a Crefisa, responsável pelo processamento dos pagamentos de aposentados e pensionistas. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, ocorre após a identificação de múltiplas irregularidades na prestação dos serviços pela financeira, que desde 2024 detém 25 dos 26 lotes do leilão para pagamento da folha do INSS.

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Com a medida, a Crefisa está impedida de processar novos benefícios até que a apuração dos problemas seja concluída. O presidente do INSS, Gilberto Waller, ressaltou que a suspensão tem caráter cautelar e visa interromper as falhas apontadas. Os atuais beneficiários continuam a receber seus valores normalmente pela financeira enquanto durar a regularização.

Entre as irregularidades apontadas pelo INSS estão atrasos e recusas nos pagamentos, venda casada de produtos, portabilidades indevidas, falta de estrutura em agências — como filas longas e ausência de caixas eletrônicos — além de sistemas deficientes de atendimento e informações confusas. Essas falhas motivaram reclamações recorrentes junto a órgãos de defesa do consumidor, Ministério Público Federal, OAB e nas plataformas oficiais de canais de atendimento.

Até o momento, não está definido como novos beneficiários terão acesso aos seus pagamentos durante o período de suspensão da Crefisa, o que traz incertezas para quem aguarda o início do recebimento dos benefícios.

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Em resposta, a Crefisa afirmou surpresa diante da suspensão, alegando não ter recebido comunicação oficial prévia sobre a decisão e negando qualquer irregularidade. A empresa destacou o crescimento exponencial no número de benefícios pagos desde que assumiu a operação em 2024.

Leia a seguir a nota da Crefisa na íntegra:

“Sobre as notícias veiculadas nesta data a respeito da suspensão parcial do contrato de prestação de serviços com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Banco Crefisa informa que recebeu com surpresa as informações divulgadas, uma vez que não foi formalmente comunicado por parte do INSS até o momento sobre qualquer medida nesse sentido.

O Banco Crefisa vem prestando regularmente o serviço de pagamento de benefícios desde 2020, sem qualquer interrupção, não havendo reclamação de qualquer Beneficiário de que tenha deixado de receber seu benefício, dentre os mais de 1 milhão de Beneficiários atendidos em todo o território nacional.

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Desde que iniciada a prestação dos serviços, o Banco Crefisa já investiu mais de R$1 bilhão em tecnologia e na ampliação e modernização de seus Postos de Atendimento, cumprindo os contratos estabelecidos e atendendo a todos os requisitos impostos pelo INSS. A estrutura dos espaços físicos é adequada e há caixas eletrônicos em todos os Postos de Atendimento para realização de saques. Portanto, não há dificuldades ou impedimento para recebimento dos benefícios, assim como não há atrasos, recusas de pagamento e limitação para saque.

Nenhum contrato é celebrado sem autorização dos clientes. Há um processo claro de contratação e todos os contratos são assinados. Não há coação para abertura de conta corrente e venda casada de produtos e prova disso é que menos de 5% dos mais de 1 milhão de Beneficiários atendidos abriram conta corrente na instituição.

Quanto ao sistema de triagem e emissão de senhas, já existe em todos os Postos de Atendimento Bancário, mas já está sendo implantada uma solução ainda mais moderna e com novas funcionalidades para aprimorar o gerenciamento do atendimento.

Por fim, é importante esclarecer que nenhuma empresa, independentemente do seu porte, segmento de atuação ou excelência nos serviços prestados está imune a receber reclamações de seus clientes. A métrica adequada para avaliar a qualidade dos serviços é a taxa proporcional de reclamações, ou seja, o número de queixas em relação ao total de clientes ou de operações realizadas, que permite uma análise justa e equilibrada. Em relação ao Banco Crefisa, a taxa proporcional de reclamações é extremamente baixa, de menos de 1%.

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O Banco Crefisa reitera que não praticou qualquer irregularidade e que vem cumprindo integralmente as cláusulas do contrato vigente, respeitando todos os critérios legais e contratuais estabelecidos, reforçando seu compromisso com a ética, a legalidade e a boa-fé contratual.”

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