Finanças Pessoais

Depois do Banco Master, INSS suspende Inter e outros três bancos de conceder consignado

16 out 2025, 17:20 - atualizado em 17 out 2025, 12:07
INSS, Fraude, Pagamento, Economia
(Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou quatro suspensões cautelares de novas averbações de consignado para aposentados e pensionistas, proibindo operações do Banco Inter (INBR32), Paraná Banco, Facta Financeira e Cobuccio Sociedade de Crédito Direto. Na semana passada, o Banco Master já havia sido suspenso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os quatro despachos, publicados no Diário Oficial da União (DOU), citam descumprimento dos Acordos de Cooperação Técnica firmados com o INSS.

O órgão enfatizou que as decisões são necessárias para “cessar as irregularidades e salvaguardar o interesse público, até a conclusão definitiva dos processos de apuração”.

Banco Master também foi proibido de conceder consignados

O INSS também proibiu o Banco Master de conceder empréstimos consignados a aposentados e pensionistas, decisão que foi tomada diante de um “volume expressivo” de reclamações.

Na ocasião, o Instituto afirmou que a decisão teria caráter preventivo e seguirá em vigor até a conclusão de apurações em andamento, de acordo com a nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O INSS também condicionou uma eventual reversão da revogação ao “atendimento integral à legislação e aos regulamentos que disciplinam o crédito consignado”.

Com a medida, o INSS instruiu o Dataprev a cancelar os acessos do Master aos ambientes operacionais do consignado.

De acordo com o órgão, o processo levou em consideração os múltiplos relatos de dificuldades para cancelamento, cobranças indevidas e operações não reconhecidas.

Também foram identificados indícios de descumprimentos de parâmetros normativos como exigência de autorização expressa, autenticação biométrica, guarda adequada de documentos e responsabilidade pela atuação de correspondentes bancários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em posicionamento enviado para a imprensa, o Inter afirma que foi surpreendido com a suspensão cautelar de novos consignados pelo INSS e informa que está contato com o Instituto para entender os motivos da decisão. “O Inter reforça ainda seu compromisso com a transparência e o respeito aos clientes, especialmente aposentados e pensionistas”, destaca a empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar