Depois do Banco Master, INSS suspende Inter e outros três bancos de conceder consignado

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou quatro suspensões cautelares de novas averbações de consignado para aposentados e pensionistas, proibindo operações do Banco Inter (INBR32), Paraná Banco, Facta Financeira e Cobuccio Sociedade de Crédito Direto. Na semana passada, o Banco Master já havia sido suspenso.
Os quatro despachos, publicados no Diário Oficial da União (DOU), citam descumprimento dos Acordos de Cooperação Técnica firmados com o INSS.
O órgão enfatizou que as decisões são necessárias para “cessar as irregularidades e salvaguardar o interesse público, até a conclusão definitiva dos processos de apuração”.
- Mercado de olho em encontro de Brasil e EUA, temporada de resultados e alta do ouro; assista ao Giro do Mercado de hoje e saiba o que mexe com seus investimentos
Banco Master também foi proibido de conceder consignados
O INSS também proibiu o Banco Master de conceder empréstimos consignados a aposentados e pensionistas, decisão que foi tomada diante de um “volume expressivo” de reclamações.
Na ocasião, o Instituto afirmou que a decisão teria caráter preventivo e seguirá em vigor até a conclusão de apurações em andamento, de acordo com a nota.
O INSS também condicionou uma eventual reversão da revogação ao “atendimento integral à legislação e aos regulamentos que disciplinam o crédito consignado”.
Com a medida, o INSS instruiu o Dataprev a cancelar os acessos do Master aos ambientes operacionais do consignado.
- CONFIRA: Como a WDC espera acessar o pacote de R$ 300 BILHÕES do GOVERNO para investir em datacenters? Confira o novo episódio do Money Minds no Youtube
De acordo com o órgão, o processo levou em consideração os múltiplos relatos de dificuldades para cancelamento, cobranças indevidas e operações não reconhecidas.
Também foram identificados indícios de descumprimentos de parâmetros normativos como exigência de autorização expressa, autenticação biométrica, guarda adequada de documentos e responsabilidade pela atuação de correspondentes bancários.
Em posicionamento enviado para a imprensa, o Inter afirma que foi surpreendido com a suspensão cautelar de novos consignados pelo INSS e informa que está contato com o Instituto para entender os motivos da decisão. “O Inter reforça ainda seu compromisso com a transparência e o respeito aos clientes, especialmente aposentados e pensionistas”, destaca a empresa.