Justiça

Instituto Brasileiro de Cidadania abre ação civil pública contra Americanas

16 jan 2023, 17:57 - atualizado em 16 jan 2023, 18:08
Americanas
O processo foi protocolado na 5ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Rio de Janeiro (Imagem: Rafael Borges/Money Times)

O Instituto Brasileiro de Cidadania (Ibraci), com sede no Rio, abriu uma ação civil pública exigindo que a Americanas (AMER3) pague compensação por danos morais e materiais individuais a acionistas, investidores e consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ação foi aberta na sexta-feira, 13, mesmo dia em que a Americanas pediu na Justiça – e conseguiu – a blindagem contra credores, por meio da suspensão das cobranças de dívidas, antecipando efeitos de uma recuperação judicial.

Os danos, de acordo com o pleito, seriam apurados em liquidação de sentença.

O Ibraci requer – no caso de o pedido de compensações individuais ser negado, com a Justiça reconhecendo exclusivamente o dano moral coletivo – que a indenização seja voltada ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDDD).

“Os consumidores investidores individuais, após a avaliação de ativo financeiro com base nas demonstrações financeiras e informações prestadas pelas empresas, realizam a compra das ações/ativos financeiros negociados na bolsa de valores, e assim o fizeram e fazem com as ações da Ré, sob a rubrica “AMER3”, lembrou a petição. “Contudo, as avaliações realizadas para a aquisição do ativo foram baseadas em informações falsas, enganosas ou maquiadas prestadas pela Ré. Observa-se que, no caso em tela, há quebra da boa-fé objetiva, dada a atitude da Ré em maquiar suas informações e balanços, induzindo os investidores.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O processo foi protocolado na 5ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar