Inteligência Artificial do Twitter, Grok ‘enlouquece’ e estimula lançamento de memecoins com nomes polêmicos

Capturas de tela começaram a circular no X (antigo Twitter) com respostas inesperadas da inteligência artificial (IA) Grok da rede social. As respostas faziam referências a nomes polêmicos, como “MechaHitler”, “GigaPutin” e “CyberStalin”. Usuários descreveram interações como “erráticas, sombrias e perturbadoras”.
Usuários atribuíram tal comportamento a “alucinações fortemente políticas” do Grok. Em poucas horas, essa sátira foi parar na blockchain na forma de memecoins, as criptomoedas nascidas a partir de piadas da internet.
Na noite da última terça-feira (8), vários tokens de criptomoeda usando o nome MechaHitler estavam sendo negociados na rede solana e ethereum. O maior deles foi um lançado na Pump.fun, uma plataforma descentralizada conhecida por ser a preferida para captar esses movimentos da internet.
A memecoin MechaHitler na rede solana chegou a atingir uma capitalização de mercado de mais de US$ 2,2 milhões em um determinado momento. Os volumes negociados superaram US$ 1 milhão antes de diminuir, de acordo com dados no DEX Screener.
- LEIA MAIS: Quais são as principais criptomoedas para investir agora? O Crypto Times elaborou um ebook e gratuito com recomendações; veja aqui
Especulações sobre o Grok
Esse “momento de loucura” do Grok pode ter origem em uma falha na mais recente atualização do modelo. Há especuladores que dizem que pode ser uma jogada de marketing do dono do X, Elon Musk.
Grok 4 release livestream on Wednesday at 8pm PT @xAI
— Elon Musk (@elonmusk) July 7, 2025
CEO da Tesla e xAI, Musk deve revelar o Grok 4 nesta quarta-feira (9), em uma transmissão ao vivo. A nova versão promete ser o modelo mais ambicioso da plataforma até agora — com foco em desafiar o domínio da OpenAI.
A criadora do ChatGPT continua a manter a sua próxima versão, o GPT-5, em segredo, com o CEO Sam Altman sugerindo um possível lançamento nos próximos meses.
Por fim, vale dizer que o debate sobre a moderação de IAs e das redes sociais é um ponto de discordância entre muitos especialistas. Musk, por exemplo, é um defensor da liberdade de expressão irrestrita — o que pode explicar o modelo do Grok ter sido alimentado pro falas antissemitas e outras de cunho politicamente incorreto.