Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Investidores mais ricos aumentam apostas na renda fixa; veja os investimentos favoritos

Giovana Leal
21/06/2022 - 17:09
Renda Fixa
Parcela de renda fixa nas carteiras dos investidores mais ricos atingiu 36,47%, aponta Smartbrain (Imagem: Shutterstock)

Apesar do Ibovespa (IBOV) encerrar maio em alta de 3,22%, a tendência de migração dos investidores, principalmente os mais ricos, para a renda fixa se manteve no mês, aponta o estudo de Big Data da Smartbrain.

Segundo a pesquisa, a parcela de renda fixa – de fundos dessa classe e títulos públicos, como o Tesouro Direto, e privados, como CDBs – nas carteiras de investimentos atingiu 36,47% em maio, aumento significativo em relação ao mês de abril quando essa participação foi de 35,29%.

Na categoria de fundos, o Trend DI Simples FIRF, gerido pela XP; e o BTG Pactual Digital Tesouro Selic Simples FIRF e o BTG Pactual Yield DI FIREF Crédito Provado, do BTG, foram os favoritos dos investidores.

Os fundos multimercados continuaram com a maior participação nas carteiras. No entanto, tiveram nova queda de 40,74% em abril para 39,59% em maio.

O mesmo aconteceu com a fatia alocada em ações e fundos de ações, que registrou mais uma leve queda em maio, ocupando 13,08% das carteiras.

Nesta categoria, os investidores deram preferência para ativos mais conservadores e de maior peso no Ibovespa, como Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), que tiveram rentabilidades de 3,51% e 10,42%, respectivamente.

Além disso, o ETF BOVA11, que segue o Ibovespa, ganhou destaque entre os investidores.

O estudo da Smartbrain foi realizado com base na plataforma da empresa, que observa carteiras de investidores dos segmentos do varejo (participação de 29,57%), alta renda (41,08%), private (25,81%) e ultra high (3,54%).

A empresa processa diariamente mais de 340 mil extratos de investimentos, somando mais de R$ 250 bilhões de patrimônio analisados.

Composição das carteiras de investimento em maio:

Investimento Porcentagem
Multimercado 39,59%
Renda fixa 36,47%
Ações 13,08%
Previdência 6,2%
Imobiliário 1,5%
Outros 3,1%

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Última atualização por Matheus Caselato - 21/06/2022 - 17:09

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado de fundos imobiliários?
Receba toda sexta-feira as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto