Economia

IPCA: Três motivos que levaram a inflação a subir 0,84% em fevereiro

10 mar 2023, 9:12 - atualizado em 10 mar 2023, 10:04
Renda Fixa, inflação , IPCA
Em fevereiro, oito dos nove grupos pesquisados no IPCA apresentaram alta, sendo que a inflação foi puxada por três grupos principais. (Imagem: Mehaniq)

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, subiu 0,84% em fevereiro, acelerando-se em relação à alta de 0,53% apurada em janeiro. O resultado veio acima da mediana projetada pelo mercado, de 0,78%.

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De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA acumula alta de 1,37% nos primeiros dois meses do ano.

No entanto, o indicador desacelerou a alta acumulada em 12 meses até fevereiro para +5,60%, de +5,77% no mês anterior. O resultado também ficou acima da mediana projetada pelo mercado, de +5,53%.

Vale destacar que a inflação permanece acima do teto da meta do Banco Central para 2023, de 3,25%.

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Grupos

Em fevereiro, oito dos nove grupos pesquisados no IPCA apresentaram alta. A exceção foi o segmento de vestuário (-0,24%), que já registra o segundo mês consecutivo de queda.

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A inflação foi puxada por três grupos principais. A maior variação veio do segmento de educação, que avançou 6,28% em fevereiro. A alta reflete os reajustes habitualmente praticados no início do ano letivo.

Na sequência, vieram Saúde e cuidados pessoais (1,26%). O grupo foi influenciado pela alta de 2,80% dos itens de higiene pessoal. Já o segmento de Comunicação avançou 0,98%.

Veja a inflação nos grupos pesquisados

Grupo Variação (%) Impacto (p.p.)
Alimentação e bebidas 0,16 0,04
Habitação 0,82 0,13
Artigos de residência 0,11 0,01
Vestuário -0,24 -0,01
Transportes 0,37 0,07
Saúde e cuidados pessoais 1,26 0,16
Despesas pessoais 0,44 0,04
Educação 6,28 0,35
Comunicação 0,98 0,05

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Coordenadora de redação
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como coordenadora de redação no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
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