Finanças Pessoais

IPVA 2023: Quase 20% dos brasileiros não se organizou para pagar o imposto

20 jan 2023, 10:31 - atualizado em 20 jan 2023, 10:31
IPVA, carros, automóveis
Dois a cada 10 brasileiros não se planejaram para pagar o IPVA 2023, segundo o estudo mais recente da Serasa (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

Dois em cada dez brasileiros não se planejaram para pagar o IPVA 2023 (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotivo).

É o que aponta o estudo mais recente da Serasa, em parceria com a Opion Box, que entrevistou mais de 2 mil pessoas no mês de dezembro.

Segundo a pesquisa, 10% dos brasileiros proprietários de algum veículo não estavam sequer pensando nesse pagamento no último mês de 2022.

Outros 8% dos entrevistados estavam cientes do IPVA 2023, mas ainda não sabiam como pagar. A primeira parcela do imposto, para carros com placa final 1, foi cobrada em 11 de janeiro deste ano.

Em relação ao ano anterior, 9% dos entrevistados não haviam se planejado para pagar o tributo em 2022. Além disso, outros 2% ainda não conseguiram quitar o IPVA 2022.

Felipe Scheppers, COO e Co-Founder do Opinion Box, ressalta que, dependendo do tipo de carro, o tributo pode ser cobrado em um valor muito significativo dentro do orçamento das famílias.

“Se o proprietário não está se planejando para pagar o IPVA, ele vai acabar recorrendo a algum financiamento, e ele precisa fazer uma boa escolha, para não ser pego de surpresa”, avalia.

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo disponibilizou um portal (fazenda.sp.gov.br) onde é possível realizar a consulta do valor venal do veículo após colocar a placa dele.

Saiba mais! PERSPECTIVAS IBOVESPA 2023: COMO SERÁ O ANO DAS EMPRESAS? IMPACTO DA ECONOMIA DO BRASIL NO ÍNDICE!

Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
iasmin.paiva@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.