IPVA

IPVA 2024: Cartão de crédito, Pix ou boleto; como pagar o imposto em SP?

08 jan 2024, 16:28 - atualizado em 08 jan 2024, 16:28
pagamento ipva 2024
O pagamento do IPVA de 2024 já está disponível e existem diversas formas de pagamento. (imagem: Getty Images)

Início de ano é sinônimo de pagamento de contas, principalmente, para quem tem um carro ou um imóvel em seu nome.

O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 já está disponível e, por isso, entender quais são as formas de pagamento podem ajudar a organizar melhor as finanças

As alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados permanecem as mesmas para São Paulo: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; além de 1,5% para caminhões; e 1% para os veículos de locadoras.

Como pagar o IPVA 2024 em São Paulo?

O acerto do imposto pode ser feito de três maneiras diferentes: em cota única no mês de janeiro, podendo ter um desconto de 3% pela antecedência; pagamento integral em fevereiro, porém sem o desconto; ou o parcelamento em até 5x (obrigatoriamente nos meses de janeiro a maio).

No entanto, para facilitar o pagamento, a Secretaria da Fazenda de São Paulo disponibilizou algumas formas, como pagamento por meio de Pix, cartão de crédito e débito em conta.

  • Pix

​​​​​​​​É possível pagar o IPVA​ e o licenciamento de veículos usados por meio de QR code Pix, junto a uma das instituições participa​ntes​ do Pix​.

 ​​​Veja como pagar:

  1. Confira como pagar os serviços disponíveis por Pix:
    1. Acesse o sistema da Secretaria da Fazenda e Planejamento (https://pixipva.fazenda.sp.gov.br/pixipva) ;
    2. Efetue o login e selecione o serviço desejado;
    3. Para consultar débitos pendentes, preencha os campos com as informações necessárias (Renavam e placa ou, em alguns serviços, CPF/CNPJ) e clique em “Consultar”.
    4. Selecione os débitos que deseja pagar e clique em “Pagar via Pix” para a emissão do QR Code.
    5. Utilize o aplicativo de seu banco ou instituição de pagamento para ler o QR Code, ou clique em “Copiar” para utilizar a funcionalidade “Pix Copia e Cola”.
    6. Em seu aplicativo financeiro, assegure-se de que o pagamento está direcionado à Secretaria da Fazenda e Planejamento, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90, em conta do Banco do Brasil.
    7. Após o pagamento, a mensagem “Pagamento Confirmado!” será exibida na tela do sistema da Sefaz.

AS 10 MELHORES AÇÕES PARA INVESTIR EM JANEIRO: Analista revela as oportunidades da carteira da Empiricus Research neste mês. É só clicar aqui e assistir ao Giro do Mercado para conferir quais papéis comprar agora:

  • Cartão de crédito

Para pagamentos por meio de cartão de crédito ou débito, ou por carteira digital, à vista ou parcelado, o Governo realizou parcerias com diversas empresas. No entanto, para este tipo de pagamento, ​pode ter taxas ou juros acrescidos, conforme negociação com a credenciada escolhida.

Confira a lista de empresas cadastradas:

  • Pingpag
  • Giro Pagamentos
  • ZigNet
  • Zapay
  • Parcelenahora
  • CDX
  • Gringo Pay
  • Asteroide
  • PagueVeloz
  • Taki
  • B23

 

  • Débito em conta

Esta é a forma mais conhecida pelos cidadãos. Para efetuar o pagamento do IPVA 2024, basta o contribuinte utilizar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor). É possível efetuar o pela internet ou débito agendado, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária.

É possível também realizar o pagamento em lotéricas informando as informações do veículo.

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.