BusinessTimes

IRPF 2022: Não recebeu o seu informe de rendimentos? Veja o que fazer

05 mar 2022, 11:26 - atualizado em 05 mar 2022, 11:26
Imposto de Renda
(Imagem: Pixabay)

Começa na próxima segunda-feira (7) a declaração do Imposto de Renda para Pessoa Física do ano de 2022. Qualquer pessoa que tenha recebido rendimentos acima de R$ 28.559,70 em 2021 deve fazer a declaração.

As empresas tinham até o último dia 28 para encaminhar os informes de rendimentos dos contribuintes referente ao ano de 2021.

Mas nem sempre a data limite para a entrega do informe é respeitada, o que pode dificultar a prestação de contas com o leão.

É válido destacar que ao contrário dos últimos dois anos, o prazo para a entrega da declaração do imposto de renda voltou “ao normal”, ou seja, encerra no dia 29 de abril.

Isso porque em 2020 e 2021 o prazo foi estendido em razão da pandemia da Covid-19.

Orientações da Receita

A Receita Federal reitera que as fontes pagadoras deveriam fornecer os comprovantes de rendimentos até o último dia útil do mês de fevereiro, que neste caso, foi o dia 28.

Caso o prazo não seja respeitado, o funcionário deve buscar o setor de Recursos Humanos da empresa imediatamente. Se, ainda assim, o caso não for resolvido, o contribuinte deve buscar a própria Receita Federal.

O artigo 5º da Instrução Normativa 2060/2022 estabelece multa para a empresa que deixar de fornecer o comprovante ou fornecê-lo com inexatidão, ou seja, com informações incompletas ou incorretas.
Ainda assim, a Receita lembra que é possível acessar os informes de rendimentos por meio da internet, no Portal do e-CAC, acessando o serviço ‘consultar os comprovantes de rendimentos’.

Para facilitar o preenchimento da declaração de 2022, o contribuinte pode clicar em “iniciar a declaração com a pré-preenchida”.

Nesta opção, todas as informações apresentadas pelas empresas (rendimentos e pagamentos) serão disponibilizadas diretamente na declaração.

Editora
Jornalista paulistana formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e editora do Money Times. Passou pelas redações da CNN Brasil e TV Globo como produtora, VOCÊ S/A e VOCÊ RH como repórter e Exame.com como redatora estagiária.
Linkedin
Jornalista paulistana formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e editora do Money Times. Passou pelas redações da CNN Brasil e TV Globo como produtora, VOCÊ S/A e VOCÊ RH como repórter e Exame.com como redatora estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.