IRPF 2025: restituições chegam mais cedo e eliminam espera do último lote

Quem entregou a declaração do IRPF 2025 em dia já pode comemorar: a Receita Federal adiantou os pagamentos das restituições.
- LEIA TAMBÉM: O Money Times liberou, como cortesia, as principais recomendações de investimento feitas por corretoras e bancos — veja como acessar
Inicialmente previstos em cinco lotes, os depósitos foram concluídos em agosto, com o 4º lote, eliminando a necessidade do último lote regular, originalmente programado para setembro.
O Fisco informou que todos os contribuintes que enviaram a declaração corretamente e dentro do prazo já receberam o crédito.
A antecipação foi possível graças à agilidade no processamento das declarações, que permitiu liberar R$ 36,9 bilhões para 22,67 milhões de pessoas.
Cronograma das restituições 2025
1º lote: 30 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 29 de agosto
5º lote: 30 de setembro (não será mais pago)
Malha fina do IRPF 2025
Se a restituição ainda não caiu, é possível que a declaração tenha caído na malha fina para revisão.
Nesse caso, o contribuinte deve acessar “Meu Imposto de Renda” no site da Receita e consultar o “Extrato do Processamento”, onde aparecem possíveis pendências.
É ali que você confere se precisa enviar documentos ou corrigir informações.
A partir de agora, todos os contribuintes com direito a restituição receberão o dinheiro em lotes suplementares, após análise da Receita Federal.