Imposto de Renda

IRPF 2026: Prazo para informes está acabando; erros podem atrasar restituição e levar à malha fina

12 fev 2026, 9:20 - atualizado em 12 fev 2026, 9:34
restituição Imposto de Renda malha fina irpf ir
Prazo para informes de IRPF 2026 termina em 27/02. Saiba como evitar erros que podem reter a declaração na malha fina e atrasar a restituição. (Imagem: Joédson Alves/Agência Brasil)

O relógio começou a correr para o acerto de contas com o Leão. O prazo para a entrega dos informes de rendimentos do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026 termina em 27 de fevereiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até essa data, instituições financeiras, empresas e o INSS devem disponibilizar aos contribuintes os documentos com os valores pagos ao longo de 2025.

No mercado financeiro, esse documento não é apenas um papel, mas o pilar de conformidade que separa o contribuinte da temida malha fina. Os informes são a principal base para o preenchimento correto da declaração.

Com isso, divergências entre os dados declarados pelo contribuinte e as informações transmitidas pelas fontes pagadoras à Receita Federal podem levar à retenção da declaração para análise — a chamada malha fina — e atrasar eventual restituição.

O Cruzamento de dados

A Receita opera hoje com sistemas de auditoria amplos de cruzamento de informações, alimentados por obrigações acessórias como eSocial, EFD-Reinf e declarações enviadas por instituições financeiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O processamento eletrônico identifica inconsistências de forma automatizada, comparando os valores informados pelas empresas com aqueles declarados pelo contribuinte.

Diferenças, ainda que pequenas, nos valores de salários, rendimentos financeiros, aluguéis, pró-labore e aposentadorias podem gerar pendências. Nesses casos, a declaração fica retida até que o contribuinte apresente esclarecimentos ou retifique os dados.

Imposto de Renda: Quem deve declarar em 2026

A obrigatoriedade segue os critérios estabelecidos pela Receita para rendimentos tributáveis acima do limite anual definido pela legislação. A nova faixa de isenção mensal de R$ 5 mil altera a base de cálculo para parte dos contribuintes e pode impactar a estratégia de deduções.

Além dos rendimentos, permanecem obrigados a declarar aqueles que:

  • obtiveram ganho de capital;
  • realizaram operações em bolsa de valores;
  • tiveram receita bruta rural acima do limite legal;
  • ou possuíam patrimônio acima do valor mínimo estabelecido pela Receita.

Guia rápido: O que fazer em caso de problema

  • Informe não entregue: O documento é um direito do contribuinte e obrigação da fonte pagadora. Caso não seja disponibilizado no prazo, o contribuinte deve formalizar a solicitação junto à empresa ou instituição financeira. Vale lembrar que a companhia fica sujeita a multas por não fornecer o informe no prazo.
  • Erro no informe: Caso você identifique algum erro de valores no informe, o ideal é solicitar a correção antes de enviar a declaração. Declarar valores diferentes dos informados oficialmente aumenta o risco de retenção automática.
  • Aposentados e pensionistas: O extrato para fins de IR deve ser obtido pelo portal Meu INSS (Gov.br).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Matheus Marques é estudante de jornalismo no IESB. Ele atua como estagiário em um núcleo de conteúdo mantido pelo Money Times, em Brasília (DF), em parceria com outros veículos de informação.
Matheus Marques é estudante de jornalismo no IESB. Ele atua como estagiário em um núcleo de conteúdo mantido pelo Money Times, em Brasília (DF), em parceria com outros veículos de informação.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar